França x Polônia: seleção de Lewandowski tem retrospecto ruim contra time de Mbappé

França x Polônia: Lewandowski tentará quebrar jejum incômodo contra França de Mbappé. (Photo by FRANCK FIFE and Glyn KIRK / AFP) (Photo by FRANCK FIFE,GLYN KIRK/AFP via Getty Images)
França x Polônia: Lewandowski tentará quebrar jejum incômodo contra França de Mbappé. (Photo by FRANCK FIFE and Glyn KIRK / AFP) (Photo by FRANCK FIFE,GLYN KIRK/AFP via Getty Images)

França x Polônia vão abrir o domingo (04) de jogos da Copa do Mundo do Catar. A partir das 12h as duas seleções vão se enfrentar em busca de uma vaga nas quartas de final do Mundial. Além de buscar fazer história e eliminar uma das favoritas ao título, a Polônia terá a chance de quebrar um tabu: há 40 anos não vence a França.

A última vitória polonesa foi em 1982. Em um amistoso realizado no Parque dos Príncipes, a Polônia goleou a França por 4 a 0. De lá pra cá foram sete jogos, com três vitórias francesas e quatro empates.

Leia também:

A primeira partida entre as duas seleções foi realizada em 22 de janeiro de 1939. Na ocasição, a França goleou por 4 a 0 no Parque dos Príncipes. Ao todo, na história do duelo, são 16 jogos, com oito vitórias da França, três da Polônia e cinco empates.

França x Polônia em Copas

Considerando Copa do Mundo, a duas seleções só se enfrentaram uma vez. Foi na edição de 1982. Na disputa do terceiro lugar do torneio, a Polônia venceu por 3 a 2. Com a vitória, os poloneses iguaram a campanha de 1974, quando também terminaram na 3ª colocação. Até hoje são as melhores posições da história da seleção.

40 anos depois do único confronto entre as seleções na história das Copas, França e Polônia vão voltar a se enfrentar. E em um cenário diferente. Os franceses defendem o título mundial de 2018 e buscam um histórico bicampeonato consecutivo após fazer uma fase de grupos convincente.

Já a Polônia chega ao mata-mata depois de sofrer para se classificar e ter feito uma partida muito abaixa contra a Argentina, na última rodada. A derrota por 2 a 0 mostrou a limitação da equipe neste torneio.