Fotógrafa faz ensaios de crianças com síndrome de down de graça

Segundo fotógrafa, familiares ficam realizados ao verem o resultado das imagens. Foto: Joyce Fialho
Segundo fotógrafa, familiares ficam realizados ao verem o resultado das imagens. Foto: Joyce Fialho

Após quatro anos trabalhando como fotógrafa, Joyce Fialho se deu conta de que nunca tinha fotografado uma criança especial. Essa constatação fez com que ela criasse o projeto Downlicinhas, em que ela faz fotos de crianças com síndrome de down inteiramente de graça.

Segundo ela, além de ajudar outras pessoas a terem uma recordação profissional dos filhos, o projeto também fez com que ela se realizasse mais como pessoa e como profissional. “Amo fotografar crianças e ter o privilégio de fotografar essas crianças é maravilhoso”, afirmou em entrevista ao Yahoo.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

A profissional, que atende seus clientes especiais em seu estúdio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, diz que não consegue escolher as pessoas para as quais ela vai fazer os ensaios e que acaba atendendo todos aqueles que entram em contato com ela para saber mais sobre o projeto.

Leia também:

Leia a entrevista completa:

De onde veio a ideia de iniciar o projeto? 

Joyce Fialho: O projeto Downlicinhas já está no papel há quase um ano. A ideia surgiu depois de parar e pensar que, em anos fotografando, eu nunca havia fotografado uma criança especial. Tenho um cunhado especial também. Ele tem down e sei bem como é a rotina dessas crianças, como é todo cuidado, médicos, exames, fisioterapia… foi assim que, então, nasceu o projeto.

Por qual motivo o projeto é importante? 

Joyce: O projeto é muito importante pra mim. Estou me realizando profissionalmente. Amo fotografar crianças e ter o privilégio de fotografar essas crianças é maravilhoso. A inclusão dessas crianças na fotografia é muito importante. Os pais acabam não conseguindo, muitas vezes, realizar esses ensaios, devido à correria do dia a dia, e poder presenteá-los é muito bom.

Joyce Fialho faz as fotos das crianças com down. Foto: Divulgação
Joyce Fialho faz as fotos das crianças com down. Foto: Divulgação

Como você escolhe as crianças para tirar foto?

Joyce: O ensaio é gratuito para promover mesmo a inclusão, sem fins lucrativos. Para as mães, quando entram em contato comigo, peço para contar um pouco da história de como tudo começou e eles entram em uma fila de espera. Acabo realizando o ensaio de todos, pois não consigo escolher. Todas as histórias me emocionam demais. As pessoas que quiserem fazer um ensaio podem entrar em contato comigo pelo meu site ou pelas redes sociais.

Como é seu processo de trabalho?

Joyce: Costumo escolher sempre composições bem neutras para ressaltar a beleza de cada criança. O importante são eles e não me preocupo muito com o cenário. Nesses ensaios, quanto mais básico e simples, melhor. As roupas costumam ficar a critério das mamães. Aí eu ajudo na composição para ficar bem clean e harmônico.

Como as crianças e as famílias ficam quando podem ver o resultado?

Joyce: Nossa… quando entrego as fotos é sempre uma surpresa para os papais. Eles ficam apaixonados e, muitas vezes, emocionados. Até mesmo durante o ensaio… a emoção toma conta de todos. Eles ficam super agradecidos e já saem do ensaio querendo voltar. É muito gostoso.

Leia também