#Verificamos: É antiga foto de manifestante em cima de carro da Polícia Civil de SP

Yahoo Notícias
É antiga foto de manifestante em cima de carro da Polícia Civil de SP - Foto: Reprodução
É antiga foto de manifestante em cima de carro da Polícia Civil de SP - Foto: Reprodução

por ÍTALO RÔMANY

Circula nas redes sociais uma foto de um homem mascarado, segurando uma bandeira preta, em cima de um carro virado da Polícia Civil de São Paulo. O texto da legenda que acompanha a imagem indica que ela foi registrada durante as manifestações que ocorreram no último domingo (31). Na capital paulista, houve um protesto em defesa da democracia e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na avenida Paulista.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

O ato foi organizado por torcedores dos quatro principais clubes de futebol de São Paulo: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

É antiga foto de manifestante em cima de carro da Polícia Civil de SP - Foto: Reprodução
É antiga foto de manifestante em cima de carro da Polícia Civil de SP - Foto: Reprodução

“OLHA SÓ O ABUSO
A COR DA BANDEIRA
O CARRO DA POLÍCIA VIRADO
VÃO DEIXANDO
NÃO VOLTEM ESSES BANDIDOS PARA OS PRESÍDIOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL”

Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 16h do dia 02 de junho de 2020, tinha sido compartilhada por mais de 890 pessoas

FALSO

A foto analisada pela Lupa é antiga. Por meio de uma busca reversa de imagens, é possível encontrar a mesma foto em uma página de um blog, postada em 2013. A publicação diz que a cena foi registrada durante uma manifestação que aconteceu em outubro daquele ano, realizada por estudantes da Universidade de São Paulo (USP), em apoio aos professores em greve no Rio de Janeiro. Entretanto, a autoria da imagem não é indicada.

Em matérias publicadas na época, porém, é possível averiguar que a foto realmente foi registrada nesses protestos pela educação de outubro de 2013. No G1, há uma reportagem com uma foto da mesma cena, por outro ângulo. O registro é do fotógrafo Daniel Teixeira, do Estadão Conteúdo.

As informações da placa (DPJ 4778) e do código do carro da Polícia Civil de São Paulo (P-20062) são as mesmas que constam na foto que circula nas redes sociais. Segundo a reportagem, manifestantes viraram um carro da Polícia Civil no cruzamento da avenida Rio Branco com a rua Aurora, na capital paulista. É possível reparar, usando o Google Maps, que há uma placa idêntica à mostrada na foto nessa localidade.

Em galeria no portal Terra, também de outubro de 2013, é possível encontrar uma foto, do fotógrafo Ricardo Matsukawa, que mostra os manifestantes virando o carro da Polícia Civil. O número da placa e o código do carro são os mesmos das outras imagens.

Por último, em outra publicação do G1, há um vídeo do SPTV que mostra o exato momento quando os manifestantes viraram o carro da Polícia Civil. Novamente, o código e a placa são os mesmos.

Essa informação também foi verificada pelo Aos Fatos.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

Leia também