Foto de torcedora iraniana viraliza; entenda motivo

Yahoo Esportes
Torcedores iranianos no estádio para Irã e Espanha (AP Photo/Frank Augstein)
Torcedores iranianos no estádio para Irã e Espanha (AP Photo/Frank Augstein)

O que parecia ser apenas uma simples foto de dois torcedores durante a Copa do Mundo acabou viralizando. Mas apenas observando a imagem bem de perto é que dá para perceber o motivo.

Você já viu o novo app do Yahoo Esportes? Baixe agora!

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Um usuário do site Reddit postou uma foto feita fotógrafo Frank Augstein, da agência Shutterstrock, em que dois torcedores iranianos apoiavam sua seleção. E ele também postou uma versão aproximada na Fan ID, credencial que os torcedores precisam ter, da mulher. A versão mostra que ela estava usando o hijab, véu de uso obrigatório no país.

Na foto registrada em Kazan, onde o Irã enfrentou a Espanha na última semana, a mulher não usava o hijab, diferentemente da foto que aparecia no Fan ID.

A Copa do Mundo tem sido um marco importante para as mulheres do Irã. Isso porque as mulheres estão proibidas de assistir competições masculinas no país desde a Revolução Islâmica de 1979. Hoje não existe mais a lei de proibição, mas torcedoras já foram presas recentemente. As iranianas que viajaram até a Rússia para assistir sua seleção mostraram cartazes pedindo que pudessem entrar em jogos em seu país.

Leia mais:
Veja a nossa página especial de Copa
– Iranianas protestam por presença de mulheres em estádios
– Repórter da Globo sofre assédio ao tentar gravar antes de jogo da Copa

A manifestação parece ter surtido efeito, já que na última terça (19), as mulheres iranianas puderam entrar no estádio Azadi, em Teerã, para assistir uma transmissão da partida da seleção contra a Espanha.


Leia também