Ford Territory chega com bom pacote tecnológico para competir com Jeep Compass
A Ford quer entrar para valer na briga em um dos segmentos mais aquecidos do mercado brasileiro de automóveis: o de SUVs médios. O produto para tentar tirar o reinado absoluto do Jeep Compass é o Ford Territory, que chega trazendo um atraente conjunto tecnológico e mecânico para abocanhar uma fatia das vendas. O anúncio foi feito em apresentação online no último dia 5 e foi acompanhado pelo Canaltech.
Segundo a Ford, o Territory se posiciona entre o Jeep Compass e o Volkswagen Tiguan, os dois SUVs médios mais vendidos do mercado nacional. Com o modelo da Jeep sendo responsável por mais da metade do share desse segmento, a ideia da Ford é tentar tirar vendas de suas versões intermediárias com motor flex, bem como do Tiguan, que é o segundo colocado e que, apesar dos valores superiores, tem boa participação com a versão topo de linha, a R-Line.
Para tentar realizar essa façanha, o Territory apresenta um robusto e atraente conjunto tecnológico, além de ter um bom espaço e motorização. O SUV médio da Ford vem importado da China e é equipado com um motor 1.5 GTDI Turbo, à gasolina, que desprende 150cv e 22,9 kgfm (entre 1.500-4.000 rpm), o que proporciona um andar progressivo e ágil a qualquer momento, segundo a montadora. O câmbio utilizado é o automático CVT, que é pensado para o conforto.
Já quando falamos de tecnologia, o Territory parece, mesmo, que vai incomodar muito os rivais. Ele é o único da categoria que tem um modem embarcado para comunicação remota. O que nos leva ao principal atributo nesse quesito dentro do SUV, o FordPass Connect, novo serviço da Ford para controle do carro à distância. Ele permite travar e destravar portas, dar partida acionando o ar condicionado, checar a pressão dos pneus e o nível de combustível e localizar o veículo remotamente, além de receber alertas de funcionamento, de acionamento do alarme e dar acesso ao manual do proprietário digital. Tudo isso, claro, pelo Smartphone, que deve ter instalado o app FordPass.
Todos esses serviços do FordPass Connect serão disponibilizados gratuitamente para os proprietários durante o primeiro ano de uso.
Além disso, o Ford Territory traz a novíssima central multimídia SYNC Touch. Com 10,1 polegadas, ela é a maior disponível para a categoria e traz modos de exibição personalizados, além de também ser a única a oferecer conectividade com Apple Car Play sem fio. O Android Auto, por enquanto, apenas por cabo, mas essa atualização pode chegar over the air, afinal, o carro possui um modem proprietário. Além disso, o SUV possui carregamento de smartphones por indução no console central com a tecnologia "Qi", que permite dois modos automáticos de carregamento.
Segurança ativa
O Ford Territory vem equipado de série com um conjunto robusto e completo de itens de segurança. Tem seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, aviso de uso do cinto de segurança para o motorista e passageiro, ganchos Isofix e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
A versão Titanium, a topo de linha, oferece ainda mais itens de conforto e segurança que, certamente, tornarão a dirigibilidade mais segura e agradável. A câmera 360° com visualização panorâmica é um item exclusivo entre os competidores diretos e permite acompanhar tudo o que acontece em torno do veículo, aumentando a segurança em situações como saída de garagens, evitando, inclusive, pequenos atropelamentos e acidentes.
O piloto automático adaptativo com Stop & Go permite selecionar a velocidade e quatro níveis de distância do veículo à frente. Com essa tecnologia, o sistema freia o veículo totalmente quando o trânsito para e volta a acelerar automaticamente em paradas de até três segundos, aumentando o conforto em viagens. O alerta de colisão frontal com frenagem automática, o alerta de saída de faixa, o alerta de ponto cego, o estacionamento automático e os faróis com acendimento automático completam a lista de itens de tecnologia voltados à segurança.
Acabamento, design e conforto
Algo que chama a atenção no Territory é seu porte. Com grande distância entre eixos, de 2.716 mm, a maior largura da categoria, de 1.936 mm (sem espelhos) e comprimento de 4.580 mm, o Territory oferece um nível superior de conforto para os passageiros.
Nos bancos da frente, ele é líder em espaço do assento ao teto (1.006 mm) e vão livre para a cabeça (56 mm). No banco traseiro, também é maior que os competidores diretos em espaço para pernas (1.000 mm) e para os joelhos (88 mm). O interior, com console central elevado e teto solar panorâmico elétrico de série, impressiona também pelo nível de acabamento e conforto.
O Territory SEL (de entrada) vem com rodas de liga leve de 17” e pneus 235/55 R17. O Territory Titanium (topo de linha) se diferencia visualmente pelo teto pintado de preto, rodas de liga leve de 18” com pneus 235/50 R18, maçanetas cromadas e retrovisores com luzes de aproximação e rebatimento elétrico. A versão Titanium tem interior claro, uma tendência no segmento premium, que amplia a percepção de espaço e conforto. Os bancos são parcialmente em couro de alta qualidade, com um sistema exclusivo de aquecimento e resfriamento para os passageiros da frente.
Preços e versões
A estratégia da Ford para o posicionamento do Territory parece das mais acertadas. Com um mercado saturado, a montadora americana decidiu trazer apenas duas versões de seu novo SUV médio: a SEL e a Titanium.
Na SEL, que sai por R$ 165.900, teremos:
Conjunto óptico em LED
Teto Solar Panorâmico
Antena tipo barbatana de tubarão
Rodas 17 polegadas
FordPass Connect
Cluster de 3 polegadas
Sensor e câmera de ré
Assistente de saída em rampa
Seis airbags
Multimídia Sync Touch com Apple Car Play sem fio
Controles de estabilidade e tração
Freios ABS com EBD
Retrovisor Eletrocrômico
Na Titanium, que sai por R$ 187.900, além de todos os itens acima, teremos:
Controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go
Câmera 360º e visão panorâmica
Rodas 18 polegadas
Cluster digital de 10 polegadas
Detalhes estéticos diferenciados
Interior em duas cores
Sensor crepuscular
Sensor de estacionamento dianteiro
Sensor de chuva
Sistema de som com oito alto-falantes
O Canaltech testará o Ford Territory em breve e contará tudo em detalhes para você.
Fonte: Canaltech
Trending no Canaltech: