Football Manager: é melhor montar o próprio calendário de treinos?

Painel de treinos do Football Manager 2022 (Foto: Yahoo Esportes)
Painel de treinos do Football Manager 2022 (Foto: Yahoo Esportes)

Em meio a tantas variáveis para prestar atenção no Football Manager, o treinamento acaba por ser o responsável pela “alma” da equipe levada a campo. Com a passar das versões do jogo, a aba de exercícios disponíveis ficou, gradativamente, mais complexa. O caminho fácil seria encontrar um bom auxiliar técnico e repassar para ele a responsabilidade do dia a dia das movimentações. Todavia, há quem defenda outra abordagem. E se cada um, de forma manual, elaborasse calmamente a própria semana de atividades?

O Football Manager possui uma pré-programação de situações. Existem algumas táticas pré-definidas dentro do jogo, como, por exemplo, para o controle de posse de bola, tiki-taka, gegenpressing, etc. Ou seja, os treinos para estes respectivos modelos são pré-programados.

"Quando você utiliza uma ideia nova, não terá um treino pré-preparado para ela dentro do jogo. Por isso que eu estimulo que o manager entenda como o time dele joga, o que espera que faça em campo, para que, a partir daí, consiga buscar nas opções de treino qual o que se encaixa melhor dentro do que ele espera", defende o Fernando "Fefux" Ribeiro, que produz diariamente conteúdos sobre o Football Manager no YouTube e na Twitch. "A quantidade de opções que o jogo te dá, por padrão, não é o suficiente em vista da quantidade de opções que o usuário tem para customizar o jogo. Você consegue extrair muito mais do teu time montando o próprio treino, porque já está assistindo e vendo o que realmente a equipe precisa."

O streamer atribui ao esquema de treinos um dos pontos de maior diferença para se ter sucesso nos jogos – aliado a uma gestão adequada de plantel e lesões. "Você consegue treinar de maneira assertiva exatamente o que o teu time precisa entregar. Por exemplo, se você tem um time com um atacante muito forte de impulsão e de cabeceio, como um camisa nove, e dois pontas muito rápidos, vamos supor que você vai pedir para que o teu time jogue pelos lados do campo e cruze bola na área para esse cara. Então, é possível, dentro do jogo, criar programas de treinos focado nas laterais e na bola aérea. Isso vai fazer com que o time sempre esteja exercitando coisas que de fato usará no campo."

Um dos principais erros dos managers mais inexperientes no jogo é, na opinião de Fefux, mexer sempre no time. “Antes de mais nada, é preciso ter na cabeça uma ideia clara de jogo, e estar preso a ela. Você vai para o jogo num estilo, vê que o primeiro tempo não foi bem e já começa a mexer, mexer e acaba que não consegue familiarizar nada no teu time. Não consegue fazer com que passe a ter uma identidade de jogo. É importante ter uma filosofia de jogo clara. Não tem problema se nos primeiros dois ou três meses de trabalho o seu time ainda não encaixe como você quer. E esse é o principal erro porque muitos managers não dão tempo de a tática amadurecer.”

Seria muito complicado mergulhar em tantos itens de treinamento, e dedicar considerável tempo a isso? Segundo Fefux, não. "Por exemplo, se você joga no gegenpressing, é importante colocar um item de treino com defender pelo ataque, porque fará com que os seus atacantes participem da primeira fase defensiva, auxiliando na roubada de bola dos zagueiros adversários. Parece complicado, mas é muito, muito simples. Basta entender o que você quer do time. Quando você entender o que quer, basta ir na aba de treinos e dar uma lida em todas as fichas. Você vai entender quais treinos são os mais adequados."

Obviamente, é preciso respeitar a carga adequada de treinamento, principalmente num calendário como o brasileiro.

"Você não vai botar os caras para se esgoelar um dia antes de um jogo. Um dia antes do é para trabalhos mais simples”, detalha o streamer. “Dois dias antes, simples, mas já pode forçar um pouquinho mais. Três dias antes, geralmente é o treino mais forte possível. Quatro dias antes, provavelmente ainda está se recuperando do jogo anterior, então o treino é um pouco mais leve. Você faz uma escadinha de exigência, vamos chamar assim. E o próprio Football Manager te dá esse acompanhamento com as barrinhas, que vão mudando de cor de acordo com o nível de treino que tu está pedindo do time."