Foi merecido? Números de Philippe Coutinho no Barcelona na temporada não justificam convocação à Seleção Brasileira

·3 min de leitura


Após mais de um ano sem ser chamado à Seleção Brasileira, o meia-atacante Philippe Coutinho ganhou nova chance ao ser convocado pelo técnico Tite nesta sexta-feira, para os duelos contra Colômbia e Argentina, ambos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022.


Homem de confiança do treinador brasileiro, Coutinho, no entanto, não atravessa bom momento. Após sofrer uma lesão no joelho esquerdo em dezembro de 2020, o atleta formado no Vasco passou por três cirurgias e só voltou a entrar em campo no dia 14 de setembro, na derrota do Barcelona por 3 a 0, para o Bayern de Munique, na estreia da Champions League.

Barcelona x Bayern de Munique - Philippe Coutinho
Barcelona x Bayern de Munique - Philippe Coutinho

Volta de Coutinho após lesão foi contra seu ex-clube (Foto: LLUIS GENE / AFP)

Até a data da convocação, o meia foi acionado em dez partidas do Barcelona entre Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões, mas não jogou os 90 minutos em nenhuma delas. Somando o tempo total, Coutinho jogou 444 minutos, uma média de 44,4 minutos por partida, menos que o tempo inteiro de um jogo. O camisa 14 marcou apenas um gol, na vitória sobre o Valencia.

+ Tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022

Na quarta-feira, na derrota do Barcelona para o Rayo Vallecano, pela La Liga, Coutinho foi titular na última partida de Ronald Koeman à frente do clube. No duelo em questão, o centésimo de Philippe desde que chegou ao clube e o quarto entre os onze iniciais na temporada, o brasileiro foi um dos piores em campo, sendo substituído na etapa final.

Entre os jornais da Catalunha que repercutiram a atuação do brasileiro, o "Sport" deu nota 3,0 para Coutinho.

- Centenário... e nada mais. A partido teve muito mais revoluções do que seu corpo exigia. A intensidade dos jogadores do Rayo o ultrapassou. Quando a equipe encontrou espaço e ele recebeu nas entrelinhas, foi inconsequente. Ele perdeu 15 bolas e foi substituído. Koeman o colocou na liderança do meio, sua posição ideal, e não correspondeu às expectativas durante os 73 minutos em que esteve no gramado. Mais uma vez, superado - disse o jornal "Sport".

No "Mundo Deportivo", outro portal catalão, as notas foram dadas pelos torcedores blaugranas. E entre os aproximadamente 650 votantes, Philippe Coutinho recebeu 313 notas 1,0, quase 50% do total.

Rayo Vallecano x Barcelona - Philippe Coutinho
Rayo Vallecano x Barcelona - Philippe Coutinho

Atuação de Coutinho foi muito criticada contra o Rayo Vallecano (Foto: Miguel Ruiz / Barcelona)

+ Coutinho, Vini Jr. e mais: convocação da Seleção Brasileira rende memes e cornetadas na web

ÚLTIMA VEZ NA SELEÇÃO BRASILEIRA

A última vez que Philippe Coutinho foi convocado pela Seleção Brasileira foi para as duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas, quando o Brasil venceu a Bolívia e o Peru.

Brasil x Bolívia - Philippe Coutinho
Brasil x Bolívia - Philippe Coutinho

Coutinho foi bem na estreia da Seleção nas Eliminatórias (Foto: Miguel Schincariol / CBF)

Contra os bolivianos, no triunfo por 5 a 0, o meia-atacante teve boa atuação, marcou um gol e deu uma assistência. À época titular do Barcelona, o atleta estava bem fisicamente antes de sua lesão no fim do ano. Contra peruanos, passou em branco, apesar do placar de 4 a 2.

Peru x Brasil - Philippe Coutinho
Peru x Brasil - Philippe Coutinho

Último jogo de Coutinho pela Seleção foi contra o Peru, em 2020 (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

* Estagiário, sob supervisão de Aigor Ojêda.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos