Fluminense faz ações para se aproximar do público jovem

Fernanda Teixeira
LANCE!


O Fluminense inovou, na última quinta-feira, ao se tornar o primeiro clube do país a lançar os novos uniformes em uma live no YouTube. A montagem do evento pioneiro pelo Tricolor contou com escolhas que indicam um movimento do clube de aproximação com um público mais jovem. Além da escolha do rapper Xamã, com forte presença nas redes sociais, em especial entre os mais novos, o clube lançou no mesmo dia um perfil oficial do Tik Tok, aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos, que se transformou em febre entre os adolescentes.

O rapper Xamã surgiu no mercado fonográfico em 2017 e desde então vem fazendo grande sucesso, em especial com o público jovem. Segundo números divulgados pelo Flu, o artista soma 3,2 milhões de seguidores no Instagram, 2 milhões no Twitter e mais de 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. O cantor ganhou a preferência do Departamento de Marketing do clube, superando artistas tricolores consagrados de outras gerações como Evandro Mesquita ou Paulo Ricardo.

Ainda de de olho em um maior engajamento com o público jovem, o Fluminense lançou um perfil oficial na rede social chinesa TikTok, com o vídeo dos bastidores do lançamento dos uniformes. O aplicativo é o segundo mais baixado no Brasil desde o início do isolamento social, com cerca de 41% dos usuários com idades entre 16 e 24 anos. Corinthians, Santos Flamengo e Vasco também já estão ativos na plataforma.

Em tempos de recursos escassos pelo futebol paralisado com a pandemia do coronavírus, o engajamento em redes sociais é uma ferramenta de monetização a não ser descartada. Fluminense e Umbro enxergaram uma oportunidade de ampliar o alcance virtual do lançamento das novas camisas e, com isso, ter bons números nas vendas, outra importante fonte de receita para os clubes brasileiros.






Colhendo frutos

A estratégia rendeu frutos ao clube. A transmissão ao vivo no YouTube atingiu o pico de 33,7 mil pessoas simultâneas assistindo e se tornou o vídeo de maior audiência da história da FluTV. O canal registrou crescimento inédito, chegando a 202 mil inscritos, com mais de 17 mil novos inscritos desde o início da divulgação da live.

No Twitter, a hashtag #NovaArmaduraTricolor ficou no top 3 dos Trending Topics Brasil durante toda a live, enquanto Xamã figurou no top 10. Já no Instagram, o Tricolor teve um aumento de 700% em relação ao número de interações dos sete dias anteriores ao evento. Em relação às vendas, os números também foram animadores. A loja on line do Flu recebeu nas primeiras 12 horas, cerca de 3 mil pedidos.



Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também