Flu define classificação na Primeira Liga contra o Brasil-RS

Em meio às finais do Campeonato Carioca, que começam no domingo diante do Flamengo, o Fluminense entra em campo nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), para medir forças com o Brasil de Pelotas no Estádio Los Larios, em Duque de Caxias (RJ), pela última rodada do Grupo A da Copa da Primeira Liga.

As duas equipes estão empatadas na segunda posição com três pontos ganhos e com campanhas rigorosamente iguais. O vitorioso vai avançar e em caso de igualdade quem tiver menos cartões vermelhos e amarelos ao longo da disputa vai se classificar, condição esta que atualmente deixa o Fluminense em segundo lugar.

Apesar de estar pensando no Flamengo, o técnico Abel Braga garante que o elenco do Fluminense planeja a classificação na Primeira Liga e que o foco até à noite desta quarta será o time gaúcho.

“O Fluminense está pensando em um jogo de cada vez. Portanto, só vamos pensar no Flamengo depois do jogo desta quarta-feira. Não estou nem um pouco preocupado com essa questão do interesse, pois todos os jogadores pediram para jogar e vou ter que apelar ao setor de fisiologia para poder me ajudar a escalar o time”, disse Abel.

Por essas palavras, Abel deixa claro que pode preservar alguns jogadores que apresentem um risco maior de lesão, mas ele não desvaloriza o torneio. “O Fluminense é o atual campeão da Primeira Liga e por isso mesmo a desvalorização nunca vai partir da gente, pois percebi que todos aqui têm muito orgulho deste troféu”, disse Abel.

Alguns atletas poderão ser preservados, como um dos zagueiros, Renato Chaves e Henrique, por exemplo, e o lateral-direito Lucas, que recentemente se recuperou de lesão muscular.

Se o Fluminense vem jogando bastante, o Brasil de Pelotas não joga há quase um mês, pois não se classificou para a fase mais decisiva do Campeonato Gaúcho, tendo se dedicado apenas a evitar o risco de rebaixamento, o que só conseguiu na rodada final. Mesmo assim existe o sonho de se classificar na Primeira Liga.

“O nosso pensamento é o de fazer um grande jogo contra o Fluminense e de voltar com a classificação, pois os jogadores estão muito comprometidos”, disse Rogério Zimmermann, treinador do Brasil de Pelotas.

Em termos de escalação, o Brasil de Pelotas vai manter a base que disputou o Campeonato Gaúcho. Por este grupo o Internacional já garantiu a sua classificação, pois lidera a chave com seis pontos, em nove possíveis. Já o Criciúma, lanterna sem sequer ter pontuado, não tem mais nada a fase na disputa.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE-RJ X BRASIL DE PELOTAS-RS

Local: Estádio Los Larios, em Duque de Caxias (RJ)

Data: 26 de abril de 2017 (Quarta-feira)

Horário: 19h30(de Brasília)

Árbitro: Gabriel Murta Barbosa Maciel (MG)

Assistentes: Marcio Eustáquio Souza Santiago (MG) e Gianlucca Perrone Vasconcellos (SC)

FLUMINENSE: Júlio César, Renato, Nogueira, Henrique e Léo; Jefferson Orejuela, Wendel, Junior Sonorza e Marcos Junior; Wellington Silva e Richarlison

Técnico: Abel Braga

BRASIL DE PELOTAS: Eduardo Martini; Éder Sciola, Leandro Camilo, Teco e Marlon; Leandro Leite, João Afonso, Nem, Juninho e Marcinho; Gustavo Papa

Técnico: Rogério Zimmermann