Flavia Saraiva e Verônica Hipólito debatem saúde mental no esporte nesta quarta-feira

·2 minuto de leitura


Simone Biles deixou um legado que vai além de suas medalhas, após abrir mão de competir na maioria das provas da Olimpíada de Tóquio - todas as quais era favorita -, em prol de sua saúde mental. O tema levantado pelo drama da ginasta norte-americana está longe de morrer. Mais atual do que nunca, será o foco da segunda rodada do Liga Nescau Summit, congresso on-line dedicado a profissionais de educação física. Para debater o tema, as atletas Flavinha Saraiva e Verônica Hipólito estarão lado a lado de profissionais da área, com mediação da narradora esportiva Renata Silveira.

+ Nasce La'akea Makalapuaokalanipõ Browne: a primeira filha de Ronda Rousey

Após a estreia, com nomes como Bernardinho, Fe Garay e Daniel Dias, o Liga Nescau Summit chega ao segundo módulo do congresso digital. Na quarta-feira (29), a partir das 19h, o tema central será “Saúde mental, psicologia e comportamento humano voltado ao esporte”. A transmissão é ao vivo, pela plataforma www.liganescau.com.br e as inscrições ainda estão abertas (no mesmo endereço eletrônico). O congresso é voltado para profissionais e estudantes de educação física, sendo 100% on-line e gratuito.

A ginasta Flavinha Saraiva não só acompanhou de perto o caso Simone Biles, como tem suas próprias experiências de pressão para relatar. Já a medalhista paralímpica Verônica Hipólito, antes de se destacar como comentarista do SporTV, precisou lidar com a frustração de não conseguiu se classificar para correr em Tóquio. A psicóloga Adriana Lacerda, especialista em Psicologia do Esporte aplicada ao Alto Rendimento, também participada desse debate. Ela tem mais de 20 anos de experiência na área, tendo trabalhado em instituições e clubes, como Flamengo, Confederação Brasileira de Judô, Seleção Brasileira de Nado Sincronizado e Comitê Olímpico Brasileiro (COB- Projeto Time Rio).

+ Anderson Silva lamenta confusões de Jon Jones: 'Fico triste, sinto que ele é meu irmão mais novo'

Após o debate, tem início uma mesa redonda sob o tema: “Não esqueça de si mesmo. Dicas de cuidados com a saúde física, mental e emocional para os professores". Os convidados são a Dra. Keila Narimatsu e o professor Érick Ferreira Camacho Jorge. Keila é neurologista da Santa Casa de São Paulo, Hospital Moriah e Hospital Albert Einstein. Érick Camacho é Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade UNIFIEO em Osasco, pós-graduado pela Universidade de São Caetano do Sul em Obesidade e Emagrecimento.

Para encerrar as atividades da segunda rodada do Liga Nescau Summit, Ana Moser traz a parte prática, com ensinamentos, orientações e dicas para incrementar o trabalho diário do profissional de educação física. Nesta quarta, a medalhista olímpica e criadora do Instituto Esporte & Educação (IEE),abordará o tema: “Teoria motivacional na Prática: Aplicação de diferentes técnicas para motivar e engajar jovens no esporte”.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos