Flamengo vence Athletico Paranaense e conquista sua terceira Libertadores

(Reuters) - O Flamengo conquistou a terceira Copa Libertadores de sua história neste sábado ao derrotar o Athletico Paranaense por 1 a 0 no estádio Monumental, em Guayaquil, no Equador.

O gol do Flamengo foi marcado por Gabriel Barbosa nos acréscimos da primeira etapa, após boa jogada de Everton Ribeiro pela direita.

Diante de 55 mil torcedores, "Gabigol" foi novamente o herói, como na Libertadores de 2019, quando o Flamengo virou o jogo contra o River Plate com dois gols seus nos minutos finais da partida e voltou a erguer o troféu após 38 anos.

"Estamos muito felizes porque nunca é fácil ganhar uma Copa", disse David Luiz à TV local, destacando o feito de ganhar por duas vezes em quatro anos.

O Athletico lutou para se recuperar da expulsão de Pedro Henrique aos 43 minutos do primeiro tempo, o que desarmou a estratégia defensiva de Luiz Felipe Scolari.

"Temos um sentimento de muito orgulho, mostramos caráter nesta final e disciplina tática, mas o jogo foi decidido em detalhes e não alcançamos o objetivo", disse o meio-campista Fernandinho, do Athletico, após a derrota.

O Flamengo representará a Conmebol no próximo Mundial de Clubes, que ainda não tem data definida devido à disputa entre novembro e dezembro da Copa do Mundo no Catar.

(Por Ramiro Scandolo, em Buenos Aires)