Flamengo supera Pinheiros e abre vantagem nas quartas do NBB

O Flamengo está em vantagem nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). Nesta sexta-feira, o Rubro-Negro visitou o Pinheiros, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, e saiu de quadra com a vitória por 96 a 85.

O destaque da partida foi o ala Marquinhos, do Flamengo, que terminou como o maior pontuador, com 22 pontos anotados. Ainda pelo time carioca, se destacaram o pivô Olivinha, com oito rebotes, e o armador Ramon, com quatro assistências. Holloway (18 pontos) e Teichmann (oito rebotes e sete assistências), lideraram o Pinheiros, mas não conseguiram evitar a derrota.

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima segunda-feira, às 19h30 (de Brasília), no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. Caso vença novamente, o Flamengo define o confronto e garante vaga nas semifinais.

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes se alternando na pontuação e sem que algumas delas conseguisse abrir distância no placar. A maior vantagem do primeiro quarto foi de seis pontos, a favor do Flamengo, mas rapidamente diluída pelo Pinheiros. No final, o Rubro-Negro conseguiu vencer por uma pequena diferença de três pontos, graças a uma cesta de longe do experiente Marcelinho.

O Pinheiros tratou de empatar a partida logo no início do segundo período, com bola de três de Gemerson. O equilíbrio se manteve e o jogo seguiu parelho. Nem Flamengo nem Pinheiros conseguiam se desgarrar no placar. No final, prevaleceu a leve superioridade do time carioca, que foi para o intervalo vencendo por quatro pontos de vantagem (51 a 47).

O Pinheiros elevou o nível no terceiro quarto e, mais eficiente na defesa e no ataque, conseguiu minimizar a força ofensiva do Flamengo, que fez apenas 16 pontos na parcial. O time paulista, por sua vez, anotou 23 pontos e conseguiu passar à frente no placar, indo para o último quarto vencendo por 70 a 67.

No quarto e decisivo período foi a vez do Rubro-Negro anular o ataque do Pinheiros e comandar o ritmo da partida. Mostrando grande poder ofensivo, o Flamengo venceu a parcial por 29 a 15 e garantiu a vitória no primeiro jogo da série de quartas de final do NBB.