Flamengo sofre, bate Vitória na prorrogação e segue na liderança do NBB

Flamengo e Vitória realizaram um senhor duelo nesta sexta-feira, pela antepenúltima rodada da primeira fase do Novo Basquete Brasil. Jogando fora de casa, os cariocas ficaram à frente durante grande parte do duelo, viram os baianos emendarem uma grande reação no último quarto e só garantiram a vitória por 93 a 83, depois de disputarem o tempo extra.

Com o sofrido triunfo o Fla chegou a 76,9% de aproveitamento, para seguir na liderança da tabela. Já o time de Salvador segue empatado com o Pinheiros, que também perdeu nesta noite, para o Mogi das Cruzes, por 90 a 78; ambas as equipes somam um rendimento de 57,6%.

Pela próxima rodada, os flamenguistas voltam para casa com moral, para receber o Minas, na quarta-feira da semana que vem. Um dia depois, é a vez do Vitória correr atrás do prejuízo atuando como visitante, diante da Liga Sorocabana.

O jogo – O equilíbrio deu o tom ao primeiro quarto no Ginásio de Cajazeiras e nenhuma das equipes conseguiu largar à frente. Somente no período seguinte que o Flamengo acabou sendo melhor e tomou conta das ações do jogo, contanto, principalmente com os erros ofensivos do time mandante.

Após o intervalo, os flamenguistas deram indícios de que já encaminhariam a vitória; se saíram superiores mais uma vez e ampliaram a vantagem na terceira etapa. O que a equipe do Rio de Janeiro não sabia, porém, era que o Vitória cresceria no jogo e seria arrasador no quarto período, garantindo o empate pouco antes do estouro do cronômetro e levando o jogo para a prorrogação.

O ímpeto do Rubro-negro de Salvador, no entanto, acabou não se mantendo para o tempo extra e o Fla tratou de garantir o triunfo sem grandes problemas.  Arrasador no ataque, o líder do NBB manteve boa distância e não deu chances a um novo empate.

Os destaques – O Flamengo contou com boas atuações da maioria de seus jogadores, mas um deles brilhou mais intensamente. Trata-se do ala-armador norte-americano Ronald Ramón , cestinha da partida com o incrível número de 29 pontos. Outro dos cariocas que também se destacou foi o pivô Olivinha, que pegou 10 rebotes e completou o duplo-duplo anotando 22 pontos.

Pelo lado baiano, não tiveram grandes novidades e Kenny Dawkings foi o principal jogador, apesar do desfecho. O armador norte-americano anotou 20 pontos.

Confira os resultados desta sexta-feira pelo novo NBB (horários de Brasília):

19h30 Basquete Cearense 77 x 71 Macaé

20h00 Vitória 87 x 93 Flamengo (Depois do tempo extra)

20h00 Mogi 90 x 78 Pinheiros

20h05 Caxias do Sul 67 x 59 Liga Sorocabana

20h15 Vasco da Gama 67 x 82 Paulistano