Flamengo perde com reservas, sai do G4 e Coritiba garante permanência na Série A do Brasileirão


Em um jogo bastante aberto no Couto Pereira, o Coritiba venceu o time reserva do Flamengo por 1 a 0, neste domingo, pela 36ª rodada do Brasileirão. Alef Manga, de pênalti, foi o autor do único gol da partida.

Com o resultado, o Coritiba está matematicamente garantido na Série A de 2023. O time alcançou os 41 pontos e abriu sete pontos de diferença para o 17º lugar, Atlético-GO. O Flamengo, por outro lado, permanece com 61 pontos, foi ultrapassado por Corinthians e Fluminense e termina a rodada em 5º lugar.

+ Clique aqui e veja a tabela completa do Brasileirão

Sem grandes aspirações no Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h30, contra o Juventude, no Alfredo Jaconi. No mesmo dia, mas às 19h, o Coritiba enfrentará o Corinthians no Couto Pereira.

GOLEIROS MOSTRAM SERVIÇO

O primeiro tempo não teve bola na rede, mas não faltou emoção no Couto Pereira. Os times conseguiram criar chances, principalmente o Flamengo, que teve mais posse de bola e explorou espaços na defesa adversária. Apesar de um susto com a bola no pé, o goleiro Gabriel teve atuação segura e acumulou boas defesas.

Mesmo com menos posse de bola, o Coritiba também esteve perto de abrir o placar na etapa inicial. Robinho e Alef Manga finalizaram com perigo e pararam em Hugo Souza. A melhor defesa do goleiro rubro-negro, no entanto, foi em falta cobrada por Bruno Gomes, aos 45 minutos.

Coritiba x Flamengo
Coritiba x Flamengo

Alef Manga marcou o gol do triunfo (Foto: Guilherme Griebeler/Coritiba)

GOL DA PERMANÊNCIA

Com o jogo em ritmo parecido, não tardou para o gol sair no segundo tempo. Aos 10', Régis foi derrubado por Diego Ribas dentro da área, e Raphael Claus marcou o pênalti após revisar o lance no VAR. Alef Manga cobrou rasteiro e abriu o placar para o Coritiba.

FIM DE TABU

A vitória de 1 a 0 representa o fim de um tabu de cinco anos do Coritiba sobre o Flamengo. O último triunfo do clube paranaense havia sido há cinco anos, no Campeonato Brasileiro de 2017. Nos cinco jogos seguintes, o Rubro-Negro alcançou uma sequência de cinco vitórias seguidas.

FICHA TÉCNICA
Coritiba 1 x 0 Flamengo

Estádio: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data e hora: 6 de novembro de 2022, às 16h
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Neuza Ines Back (Fifa/SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)

Cartões Amarelos: Galarza, Matheus Cadorini, Régis, Léo Gamalho e Alef Manga (CTB) / João Gomes, Matheuzinho e Marinho (FLA)
Cartões Vermelhos: -

Gols: Alef Manga, 12'/2°T (1-0)

CORITIBA (Técnico: Guto Ferreira)
Gabriel Vasconcelos; Natanael, Castán, Chancellor e Rafael Santos; Bruno Gomes (Bruno Gomes, 42'/2ºT), Jesús Trindade, Robinho (Régis, 4'/2ºT) e Galarza (Fabrício, 0'/2ºT); Alef Manga (Egídio, 42'/2ºT) e Matheus Cadorini (Léo Gamalho, 26'/2ºT).

FLAMENGO (Técnico: Dorival Júnior)
Hugo Souza, Matheuzinho (Rodinei, 29'/2T), Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes, Diego (Mateusão, 15'/2T) e Vidal (Pulgar, 29'/2T); Matheus França, Marinho e Everton Cebolinha (Matheus Gonçalves, 29'/2T).