Flamengo, Palmeiras e mais: qual o aproveitamento dos principais times do Brasil em 2020?

Goal.com
Tem time com mais de 80% de aproveitamento e time que não passou dos 40%; confira a situação dos 20 clubes da Série A
Tem time com mais de 80% de aproveitamento e time que não passou dos 40%; confira a situação dos 20 clubes da Série A

Com três títulos já conquistados em menos de três meses em 2020, já era de se esperar que o aproveitamento do Flamengo fosse o melhor do país. Mas quando comparado com os outros times da Série A, vemos o quão dominante tem sido o time de Jorge Jesus.

O Rubro-negro é o único na Série A que tem aproveitamento acima dos 80%. O Flamengo já obteve 80,5% dos pontos disputados nas três competições que disputou, com nove vitórias, dois empates e somente uma derrota. Em 2020, o time já garantiu os títulos da Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Surpreendentemente, o segundo time com melhor aproveitamento de pontos no ano é o Atlético-GO. Com 74%, o rubro-negro goiano também perdeu apenas um jogo, ganhando outros seis e empatando duas partidas. O Dragão lidera o Grupo A do Campeonato Estadual e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil.

Os times de São Paulo estão espalhados nesta "tabela de aproveitamentos". Perto do Flamengo, só o Palmeiras. O time de Vanderlei Luxemburgo venceu 70,8% dos pontos que disputou até agora. Mesmo assim, o Alviverde é o segundo colocado em seu grupo no Paulistão (atrás do Santo André).

O São Paulo estaria no meio desta classificação fictícia. Com 62,5% dos pontos, o Tricolor Paulista parece estar trilhando um caminho de vitórias e subir neste ranking. Liderados por Daniel Alves e Pato, o time soma quatro vitórias, três empates e uma derrota no ano. Mais perto do fim da tabela estão Santos e Red Bull Bragantino, com 50% e 45,8% de aproveitamento em 2020.

Ainda assim, os clubes estão melhores do que o outro alvinegro paulista. O Corinthians é o pior time do ano, não só entre os grandes de São Paulo, mas na Série A como um todo. O time está com dificuldades de engrenar sob o comando de Tiago Nunes e só conseguiu 40% dos pontos disputados até agora, somando três vitórias, três empates e quatro derrotas na temporada. Como se não bastasse, o time foi mais uma vez eliminado na fase preliminar da Libertadores.

Confira como está a "classificação" dos times da Série A em aproveitamento no ano.

TIME

APROVEITAMENTO

Flamengo

80,5%

Atlético-GO

74,0%

Palmeiras

70,8%

Fluminense

69,7%

Bahia

66,6%

Fortaleza

66,6%

Internacional

66,6%

Athletico-PR

63,3%

São Paulo

62,5%

Coritiba

60,0%

Grêmio

59,2%

Botafogo

51,8%

Atlético-MG

51,5%

Ceará

51,5%

Santos

50,0%

Goiás

48,5%

Red Bull Bragantino

45,8%

Vasco

43,3%

Sport

41,0%

Corinthians

40,0%

Leia também