Flamengo defende ótimo retrospecto brasileiro contra ingleses no Mundial

O Flamengo entra em campo no próximo sábado para juntar 2019 a 1981 na música da sua torcida e tem no retrospecto de equipes brasileiras contra ingleses um trunfo para acreditar que pode derrotar o Liverpool, em Doha, no Qatar, pela final do Mundial de Clubes. Certamente não será uma novidade na história do duelo.

Quer ver jogos ao vivo ou quando quiser? Acesse o DAZN e faça o teste por um mês grátis!

Ao todo, os brasileiros já enfrentaram rivais da Inglaterra em cinco ocasiões, quatro delas decisivas pelo título. Foram quatro vitórias das equipes nacionais, incluindo a famigerada vez em que os ingleses ficaram "na roda", em dezembro de 81.

Aquele 3 a 0 imposto por Zico e companhia abriu caminho para uma dominação que teve apenas um percalço desde então: o 1 a 0 do Manchester United sobre o Palmeiras, em 1999, com gol marcado por Roy Keane.

Um mês depois, porém, o mesmo United não foi páreo para Romário, Edmundo e companhia no Mundial de 2000. Durante a disputa da fase de grupos, no Maracanã, o Vasco disparou 3 a 1, chegando a abrir 3 a 0, com direito a um golaço de Edmundo. Essa foi a única vez que um duelo Brasil-Inglaterra não foi disputado em uma final de Mundial.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

 

Edmundo Vasco United
Edmundo Vasco United



O reencontro com os britânicos foi em 2005, já com uma diferença econômica grande entre o São Paulo de Paulo Autuori e o Liverpool de Rafa Benítez. Nada que o bom futebol de Mineiro e uma excelente atuação de Rogério Ceni não conseguissem superar para dar o tri ao Tricolor do Morumbi.

Sete anos depois, outro embate com final feliz para os brasileiros. O Corinthians encarou o Chelsea em Yokohama, no Japão, depois de assegurar seu primeiro título de Libertadores na história. Em campo, Cech, Lampard e Hazard viram Cássio, Paulinho e Guerrero baterem de frente, sendo superados por 1 a 0, na última vez em que um sul-americano derrotou um europeu no torneio. Ao menos até sábado.

Há de se ressaltar que o retrospecto inglês, no geral, é complicado contra todos os sul-americanos. Presentes em outras cinco edições da competição, os europeus só conseguiram o título quando o Manchester United, com Rooney, Cristiano Ronaldo e Tevez, penou para fazer 1 a 0 na LDU (veja mais abaixo).

Podia ser mais

Os ingleses ainda poderiam ter encarado times sul-americanos nas edições de 1978 e 1979. Na primeira, Liverpool e Independiente não chegaram a um acordo sobre as datas em que seriam jogados os duelos de ida e volta. No ano seguinte, o Nottingham Forest abriu mão de disputar o torneio e o Olimpia-PAR superou o Malmo, da Suécia, vice-campeão europeu.

Jogos no Mundial entre clubes brasileiros e ingleses:

1981: Flamengo 3 x 0 Liverpool
1999: Palmeiras 0 x 1 Manchester United
2000: Vasco 3 x 1 Manchester United
2005: São Paulo 1 x 0 Liverpool
2012: Corinthians 1 x 0 Chelsea

Retrospecto incluindo outros países sul-americanos:

1968: Estudiantes 1 x 1/1 x 0 Manchester United
1980: Nacional 1 x 0 Nottingham
1982: Peñarol 2 x 0 Aston Villa
1984: Independiente 1 x 0 Liverpool
2008: LDU 0 x 1 Manchester United

Leia também