'Flamengo é time?' Renato Gaúcho pode escalar 'seleção' pela primeira vez em semifinal de Libertadores

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·3 minuto de leitura
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.


"Você pensa que o Flamengo é time?" A Nação costuma brincar sobre a qualidade do elenco do clube e, como toda brincadeira, há um fundo de verdade. Nesta quarta, o técnico Renato Gaúcho tem tudo para escalar 11 titulares com "histórico de seleção" diante do Barcelona (EQU) na semifinal da Libertadores. A partida, às 21h30, terá transmissão em tempo real do LANCE!.

Com as recuperações de Filipe Luís e Arrascaeta, o Flamengo vive a expectativa de ter a escalação considerada ideal por alguns rubro-negros pela primeira vez.

O provável time de Renato Gaúcho para atuar no Monumental tem: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Todos têm passagens pelas seleções de base ou principal - seja do Brasil, Chile, Uruguai ou Bélgica.

Quem avançar no duelo entre Barcelona e Flamengo enfrentará o Palmeiras na decisão da Libertadores, em 27 de novembro, em Montevidéu. O time de Abel Ferreira eliminou o Atlético-MG, nesta terça, graças ao empate em 1 a 1 em BH.

A linha defensiva é que soma os atletas com maior experiência internacional em termos de seleção. Maurício Isla, com mais de 120 jogos pelo Chile, jogou os Mundiais de 2010, na África do Sul, e de 2014, no Brasil. O lateral-esquerdo Filipe Luís e o zagueiro David Luiz atuaram nas Copas do Mundo de 2018, na Rússia, e 2014, respectivamente, e somam mais de 40 atuações pela Seleção.

Os dois brasileiros, contudo, não são mais nomes frequentes nas listas de Tite. Isla, sim, continua atuando na La Roja. O outro "gringo" do Flamengo, o meia Arrascaeta, também tem lugar na seleção uruguaia, sendo titular da Celeste.

Do meio para frente, o Flamengo ainda conta com outros dois atletas que estão na "briga" para ir ao Mundial de 2022: Everton Ribeiro e Gabriel Barbosa. A dupla foi convocada pelo técnico Tite, da Seleção Brasileira, nos últimos meses.

O caso mais curioso é o de Andreas Pereira, que chegou ao Ninho do Urubu, e, ao que tudo indica, já conquistou seu espaço como titular de Renato Gaúcho. Filho de pais brasileiros, o meia nasceu na Bélgica e defendeu a seleção do país até os 17 anos, mas depois passou a vestir a Amarelinha. Fez, inclusive, uma partida pelo time principal do Brasil, em setembro de 2018, chamado por Tite.

Provável escalação do Flamengo (Jogos na seleção principal + base/olímpica)*:

Diego Alves - 10J pelo Brasil / 5J pelo Sub-20 e Sub-23 do Brasil

Maurício Isla - 125J e 4G pelo Chile / 16J e 3G pelo Sub-20 do Chile

Rodrigo Caio
- 5J pelo Brasil / 19J por Sub-20, Sub-23 e olímpica do Brasil

David Luiz
- 57J e 3G pelo Brasil / 2J pelo Sub-20 do Brasil

Filipe Luís
- 44J e 2G pelo Brasil / 16J e 2G pelo Sub-20 do Brasil

Willian Arão -
1J pelo Brasil

Andreas Pereira
- 1J pelo Brasil / 7J e 3G pelo Sub-20 e Sub-23 do Brasil / 27J e
13G pelo Sub-15, Sub-16 e Sub-17 da Bélgica

Everton Ribeiro
- 17J e 3G pelo Brasil / 5J pelo Sub-20 do Brasil

Arrascaeta
- 33J e 3G pelo Uruguai / 20J e 4G gols pelo Sub-20 do Uruguai

Bruno Henrique
- 2J pelo Brasil

Gabigol - 14J e 3G pelo Brasil / 29J e 15G pelo Sub-23, Sub-20, Sub-17 e olímpica do Brasil

*Números de jogos e gols do portal Transfermarkt

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos