Fla começa caminhada para quebrar maior jejum da história; time sofreu apenas 2 derrotas em estreias na Libertadores

Nesta quarta-feira(8), o Flamengo começa a luta pela sua grande obsessão nos últimos anos: a Copa Libertadores da América. O time Rubro-Negro amarga o maior jejum entre os brasileiros que já faturaram a competição.

LEIA MAIS: 
Coluna: S. Ramos contra tudo | O mais decisivo do mundo? | Napoli 1 x 3 Real Madrid

Logo em sua primeira participação, em 1981, o time comandado por Zico, Adílio, Andrade e companhia conquistou a taça vencendo o Cobreloa na grande decisão. Na campanha, a equipe passou por adversários como Atlético-MG, Cerro Porteño, Deportivo Cali entre outros.

Raul Plassmann Flamengo 1981


(Foto: C.R Flamengo / Divulgação)

No ano seguinte, o Flamengo voltou a disputar a competição e também teve boa participação, mas foi eliminado na semifinal para o Penãrol que se sagrou campeão vencendo o Cobreloa na final.

Ao todo, o time Rubro-Negro acumula 12 participações na maior competição de clubes da América do Sul. Apesar de ser um dos maiores vencedores dentro do futebol brasileiro, no continente as conquistas não são frquentes. 

Samir - Flamengo - 2014


(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo / Divulgação)

Das doze participações, em quatro oportunidades o Flamengo foi eliminado na primeira fase, inclusive nas duas últimas vezes que disputou, em 2014 e 2012.

Mas para que os Rubro-Negros fiquem mais tranquilos, das 12 participações apenas em duas ocasições o Flamengo estreou com derrota. Nas outras dez, ou venceu ou saiu de campo com o empate.

Nesta quarta-feira, o time de Zé Ricardo entra em campo de olho em construir uma nova história na competição. Com um dos elencos mais caros do futebol brasileiro e estrelas como Paolo Guerrero e Diego, o Flamengo tem tudo para, enfim, fazer uma boa campanha.