Finanças atrasam planejamento do Vasco; Cano é contraponto

Felippe Rocha
LANCE!
Alexandre Campello é o presidente do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro / Vasco da Gama)
Alexandre Campello é o presidente do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro / Vasco da Gama)


No último dia 10, este mesmo LANCE! reportou o contexto financeiro do Vasco, que duelava com o planejamento esportivo para o 2020 que batia na porta. O Cruz-Maltino precisava mostrar força para garantir a continuidade de alguns elementos do departamento de futebol e, a partir deles, dar sequência à evolução do time. Menos de um mês depois, problemas e soluções geram um cenário incerto, mas diferente do que era visto no mês passado.

O drama financeiro segue complicando a rotina do clube. O presidente do clube, Alexandre Campello, havia feito promessas de quitação de salários atrasados até as férias dos atletas, depois até o Natal, mas 2019 chegou ao fim sem o mandatário conseguir cumprir o combinado. Bloqueio de premiação e pagamento de R$ 30 milhões em dívidas explicam os vencimentos não acertados, mas o estrago foi feito.

O então treinador, Vanderlei Luxemburgo, decidiu - também por isso - não prosseguir no Vasco. As renovações de Henríquez e Guarín, que passavam também pelo pagamento do que estava atrasado, hoje são mais improváveis a cada dia. Os colombianos estão sem contrato e, no caso do zagueiro, Dedé é um sonho que indica prioridades diferentes para Abel Braga, que substituiu Luxa.

Por outro lado, uma carência relevante do elenco foi suprida antes mesmo de o ano virar: o centroavante argentino Germán Cano foi anunciado como o primeiro reforço para a temporada. O Estadual começa em menos de três semanas, a pré-temporada terá início no dia 8 e o dilema austeridade financeira x investimento no futebol continua. Agora, com reforços se fazendo necessários, antigos vínculos já desfeitos e cada vez menos tempo.

Antes mesmo da troca no comando da equipe, o Cruz-Maltino já havia definido que um centroavante (Cano), um extremo e um lateral-esquerdo eram as prioridades, enquanto um goleiro e um zagueiro também poderiam ser buscados. Naturalmente, Abel também fez as indicações dele, possivelmente até para outras posições.








Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também