Filme sobre Gabriel Medina mostra cenas inéditas da vida e carreira do bicampeão mundial de surfe

Tadeu Rocha
LANCE!


A vida de um dos principais esportistas brasileiros da atualidade virou filme. Estreia nesta sexta-feira o longa 'Gabriel Medina', que conta sobre a trajetória do bicampeão mundial de surfe e os bastidores de importantes histórias da sua carreira e vida pessoal, mostrando como o filho prodígio das ondas de Maresias conseguiu se transformar em uma das principais estrelas do esporte mundial. A produção será exibida com exclusividade no Globoplay, plataforma de streaming da Globo.

Roteirista do filme, Lucas Paraizo falou sobre os desafios para a elaboração do trabalho. Segundo o profissional, reunir um material extenso sobre o passado do bicampeão mundial levou algum tempo, mas foi crucial para mergulhar na vida de Medina e entender seus sentimentos mais de perto. Compreender a personalidade do surfista para além do surfe fez com que pudesse identificar em Gabriel traços de um menino sonhador que, como qualquer outro, almeja atingir um determinado nível de sucesso naquilo que faz.

- Ele ainda é um atleta muito jovem para ter tantas conquistas. Foi preciso vasculhar um pouco suas antigas histórias para entender sua incrível adesão ao surfe. Aos poucos, à medida que a pesquisa aumentava e que as imagens de arquivo chegavam, fui entendendo que não faltavam histórias de vida que, juntas, fazem sentido em sua trajetória e no filme - ressaltou Paraizo ao L!, que também falou sobre a importância de juntar duas vertentes: o audiovisual e o esporte.

- Na adolescência assisti filmes de surfe fundamentais para mim: Surf Adventures, do Arthur Fontes; The Endless Summer, do Bruce Brown, Fabio Fabuloso, entre outros. Adoraria que os jovens dessa geração pudessem assistir ao filme do Gabriel Medina. É uma ação que fortalece não apenas o universo cinematográfico-esportivo, como também o esporte em si, permitindo que outros talentos sejam estimulados e apareçam. E que outros filmes sejam feitos -, afirmou.




Role para baixo para continuar lendo
Anúncio
Gabriel Medina - Gravação
Gabriel Medina - Gravação

A pré-estreia do filme (da esq. para dir.): Henrique Daniel (diretor), Gabriel Medina e Lucas Paraizo (roteirista) (Foto: Divulgação)

Além de exibir momentos inéditos de Medina, a produção também conta com depoimentos de familiares, amigos e ícones de diferentes esportes falando sobre o surfista. Uma chance para conhecer mais de perto um outro lado de Gabriel, que mostrou entusiasmo em ver boa parte da sua caminhada contada em um longa.

- Nunca imaginei que fosse ter um filme sobre a minha história. Fico muito feliz de ter vivido tudo isso e estar podendo contar. Passei por várias coisas, muitas vitórias, muitas derrotas, mas graças a Deus cheguei no objetivo maior, que era o título mundial. Sabemos a dificuldade de buscar e realizar nossos sonhos e, por isso, me sinto abençoado por ter conseguido alcançá-lo. Tenho certeza que o filme vai inspirar muita gente e estou muito contente em poder contar isso para o mundo todo - disse o surfista ao L!

E não será somente esta novidade que Medina desfrutará em 2020. Vice-campeão mundial na última temporada, o brasileiro se classificou para disputar os Jogos Olímpicos deste ano, que serão disputados em Tóquio e contarão pela primeira vez com o surfe como uma de suas modalidades. Junto com Ítalo Ferreira, atual campeão mundial da categoria, o surfista de Maresias representará o Brasil e já sabe os desafios que terá de superar para conseguir resultados expressivos.

- Quero me preparar bem para toda a temporada. No Japão teremos uma onda mais fraca, que é preciso estar mais leve, bem treinado e vamos focar nisso. Treinar bastante dentro e fora da água e dar meu máximo nessas competições. Estou feliz de representar nossa bandeira e estar nas Olimpíadas, que é uma competição que sempre acompanhei e fico feliz de fazer parte dela - finalizou.






Leia também