Fifa confirma adiamento do novo Mundial de Clubes


A Fifa confirmou oficialmente nesta terça-feira que o novo Mundial de Clubes não será mais em meados de 2021. O campeonato, que ocorrerá na China, teve que ser adiado por conta do adiamento da Eurocopa e da Copa América, por conta da Uefa e da Conmebol, respectivamente, por causa da pandemia do COVID-19. A nova data deve ser definida nesta quarta-feira (18).

- O mundo está enfrentando um desafio de saúde sem precedentes e claramente se exige uma resposta global e coletiva. Cooperação, respeito mútuo e compreensão precisam ser os princípios em mente para todos os líderes nesse momento crucial - declarou Gianni Infantino em nota oficial.

A Fifa terá uma videoconferência nesta quarta para definir os seguintes assuntos: o adiamento da Copa América e Eurocopa; a nova data para o novo Mundial de Clubes (que deve ir para 2021, 2022 ou 2023); discutir com as autoridades chinesas sobre o impacto do Mundial de Clubes de 2021; e o impacto das atuais mudanças no calendário das confederações.

O Mundial de Clubes da Fifa seria disputado entre 17 de junho e 4 de julho de 2021 (datas que serão utilizadas para a Eurocopa e Copa América), com um novo formato de 24 clubes. Cada confederação definirá os seus representantes, mas a princípio são oito times da Europa, seis da América do Sul e as demais vagas para os outros continentes. Esse torneio substituirá a versão atual de sete equipes (campeões de cada continente mais um representante do país-sede). A competição passará a ser de quatro em quatro anos, como a Copa do Mundo.

As sedes do novo Mundial de Clubes serão: Xangai, Tianjin, Guangzhou, Wuhan, Shenyang, Ji'nan, Hangzhou e Dalian.









Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também