FIFA ameaça Tunísia com possível exclusão da Copa do Mundo

Fifa ameaça a Tunísia por intervenções do governo no futebol do país. Foto: Jonathan Moscrop/Getty Images
Fifa ameaça a Tunísia por intervenções do governo no futebol do país. Foto: Jonathan Moscrop/Getty Images

A FIFA enviou um sério aviso à Tunísia. A organização presidida por Gianni Infantino enviou uma carta à Federação Tunisina de Futebol (FTT) avisando que o país poderá ser excluído do Mundial caso se verifique que há interferência do Governo no futebol do país.

A carta não chega por acaso. É que o ministro da Juventude e Esportes da Tunísia, Kamel Deguiche, ameaçou dissolver vários escritórios federais. A resposta da FIFA, por meio de Kenny Jean-Marie, diretor das federações-membro, foi inequívoca.

Leia também:

“Qualquer violação dessas obrigações pode resultar na imposição de sanções sob as leis da FIFA, incluindo a suspensão da associação correspondente”, dizia a carta endereçada a Wajdi Aouadi, secretário-geral do TFF.

Vale lembrar que as federações filiadas à FIFA não podem sofrer interferências políticas ou legais, já que respondem à entidade máxima do futebol. Diante da cobrança da FIFA, o país tem até a próxima sexta-feira (07) para responder às contestações.

Caso sejam confirmados os casos de descumprimento, além da seleção não poder jogar a Copa do Mundo do Qatar 2022, nenhum clube pode participar de competições ligadas à entidade.

A Tunísia está no Grupo D, com a Austrália, França e Dinamarca, sua primeira adversária, no dia 22 de novembro, às 10h, horário de Brasília.

O país do norte da África disputou cinco Copas do Mundo em sua história (1978, 1998, 2002, 2006 e 2018) e teve sua melhor campanha na primeira participação quando empatou sem gols com a Alemanha Ocidental, perdeu de 1 a 0 para a Polônia e conseguiu um feito histórico se tornando a primeira equipe africana a vencer um jogo de Copa ao bater o México por 3 a 1.