Fiat vai distribuir criptomoedas para donos de novo carro elétrico

Marcela Leite
·2 minuto de leitura
A new Fiat 500 mild-hybrid car is displayed at a Fiat Chrysler event held to unveil its first hybrid models, in Bologna, Italy, February 4, 2020. REUTERS/Flavio Lo Scalzo
A new Fiat 500 mild-hybrid car is displayed at a Fiat Chrysler event held to unveil its first hybrid models, in Bologna, Italy, February 4, 2020. REUTERS/Flavio Lo Scalzo
  • Cada quilômetro dirigido será equivalente a uma KiriCoin, cerca de R$ 13

  • Os valores coletados poderão ser trocados por produtos da Kiri Technologies

  • O Fiat 500 é considerado um dos carros mais ecológicos do mundo

A fabricante Fiat anunciou que vai premiar com criptomoedas os donos do carro elétrico New 500. Para isso, o fabricante italiano firmou uma parceria com a startup britânica Kiri Technologies. Cada quilômetro dirigido será equivalente a uma KiriCoin, que tem o valor de dois euros, cerca de R$ 13.

A quilometragem rodada com o veículo será registrada e compartilhada com a Kiri, que então vai ser convertida automaticamente em criptomoeda armazenada em um carteira virtual.

Leia também:

Chamado e-Mobility, o objetivo é desenvolver ações de sustentabilidade — o nome da moeda digital remete, em japonês, à Paulownia, árvore que consome 10 vezes mais CO2 do que qualquer outra planta.

Os valores coletados poderão ser trocados por produtos e serviços no marketplace da Kiri Technologies. Os motoristas que conseguirem resultados marcas mais eficientes ao volante serão premiados ainda com vouchers de créditos adicionais para gastar na Amazon, Spotify e a Netflix.

Carro ecológico

A promoção ainda está registra para motoristas da Europa. No Brasil, a expectativa é que o Fiat 500 seja lançado ainda este ano. Ele pode ser o primeiro carro elétrico da Fiat em nosso mercado, caso seja lançado antes da versão híbrida plug-in do Jeep Compass, também prometido para o Brasil no ano que vem.

O Fiat 500 é considerado um dos carros mais ecológicos do mundo. Ele foi premiado com o "Green Car" durante o Automobile Awards 2020, um reconhecimento que veio de um júri de especialistas do setor, entusiastas e motoristas.

O novo modelo da montadora italiana, anunciado em 2020, está disponível em três versões, com diferentes baterias e motores — Action, Passion e Icon — e começou a ser distribuído neste mês em países da Europa.