Ferrari vai treinar mil pit stops antes da temporada 2023

Equipe estabeleceu um plano intensivo para o próximo mês antes do primeiro grande prêmio da temporada, no Bahrein

Engenheiro da Ferrari explicou que mudança do regulamento com novos pneus de 18 polegadas teve suas consequências. Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
Engenheiro da Ferrari explicou que mudança do regulamento com novos pneus de 18 polegadas teve suas consequências. Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Para grandes males, grandes remédios. Isso deve ser pensado pela Ferrari, que pretende trabalhar muito para tentar aliviar um dos pontos fracos de sua equipe nas últimas temporadas da Fórmula 1: os pit stops.

A 'Scuderia' estabeleceu um plano intensivo para o próximo mês em que pretende realizar nada menos que mil testes de pit stop antes do primeiro grande prêmio do percurso, no Bahrein. Especificamente, participarão 60 pessoas que praticarão de manhã e à tarde cerca de quarenta vezes, três dias por semana, até que esse número seja alcançado.

Leia também:

Diego Ioverno, chefe do departamento de montagem das corridas da Ferrari, expôs essas práticas justificando-as nos dados da última temporada. “Fizemos 73 por cento das nossas paradas em menos de três segundos, mas não é suficiente. O objetivo era 80 por cento e não o conseguimos”, desabafou na versão italiana do Motorsport.

O engenheiro destaca que a variação do regulamento com a introdução de diferentes pneus de 18 polegadas teve suas consequências. "Se fizermos em menos de três segundos, com estes pneus, é realmente muito bom. Acima de quatro segundos é ruim e entre os dois é mediano. Até 2023, queremos atingir 84 por cento das paradas abaixo dos três segundos", explicou.

O 'Ferrarista' se compara com outras equipes. “Não queremos que mais de 9 por cento das paradas perdidas ultrapassem 4,5 segundos. A Mercedes, para dar uma referência, só tem 4 por cento das paradas perdidas, mas são um pouco mais lentas do que nós em média”.

O chefe da equipe de Maranello justifica os treinos pesados com os mecânicos e lamenta os erros do passado. “Agora é fundamental para nós elevarmos o nível médio da equipe porque muitas vezes têm ocorrido problemas nos boxes durante as rotações do staff”, finalizou.

A Fórmula 1 tem 23 corridas confirmadas para a temporada 2023, sendo que o calendário começa com o Grande Prêmio do Bahrein, em 5 de março.