Fernandinho se despede do City como o maior brasileiro do futebol inglês

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Capitão Fernandinho levanta seu quinto e último troféu da Premier League com o Manchester City. Foto: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Capitão Fernandinho levanta seu quinto e último troféu da Premier League com o Manchester City. Foto: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

LONDRES (INGLATERRA) - Fernandinho fechou sua carreira no futebol inglês com chave de ouro. No último domingo (22), com a incrível virada do City sobre o Aston Villa, o meio-campista conquistou seu quinto título da Premier League, justamente em sua última partida com a camisa do Manchester City, feito que o eleva ao posto isolado de brasileiro com mais títulos da história do Campeonato Inglês.

Com o pentacampeonato nacional, Fernandinho deixou para trás Anderson, revelado pelo Grêmio e que atuou pelo Manchester United entre os anos de 2007 e 2015. O meio-campista conquistou quatro vezes a Premier League com os Diabos Vermelhos (2007/08, 2008/09, 2010/11 e 2012/13).

Leia também:

Fernandinho desembarcou na Inglaterra em 2013, contratado junto ao Shakhtar Donetsk por cerca de 30 milhões de libras (R$ 100 milhões na cotação da época). Sob o comando do chileno Manuel Pellegrini, o volante já logo conquistou uma vaga na equipe titular, somando 46 jogos naquela temporada, além de faturar sua primeira liga nacional.

O bicampeonato, no entanto, viria apenas após quatro anos. Em 2017/18, já sob o comando de Pep Guardiola, o City conquistou o título com cinco rodadas de antecedência, somando inéditos 100 pontos, contra apenas 81 do Manchester United, vice-campeão, uma diferença nunca antes atingida.

Além disso, os Citizens ainda quebraram outros seis recordes naquela edição da Premier League: de mais vitórias (32), mais vitórias fora de casa (16), mais gols (106), mais vitórias seguidas na liga (18), maior saldo de gol (79) e menos minutos atrás do placar nos jogos (153). Fernandinho esteve em campo em 34 dos 38 jogos, sendo peça fundamental para o título.

Os outros dois títulos vieram nas temporadas de 2018/19 e 2020/21, deixando para trás Liverpool e Manchester United, respectivamente. No primeiro, Fernandinho ainda era titular absoluto da equipe, enquanto no segundo, seu tetra pessoal, ele já alternava entre a equipe titular e reserva, mas ainda assim atuando em mais da metade das partidas da competição.

REI DAS COPAS

Além dos cinco títulos da liga, Fernandinho ainda somou outros nove títulos nacionais pelo Manchester City. Além da Copa da Inglaterra de 2018/19 e das Supercopas de 2018 e 2019, o meio-campista conquistou seis títulos da Copa da Liga Inglesa, sendo o primeiro em sua primeira temporada pelo clube, e o último em 2020/21.

SEM CHAMPIONS

A única frustração de Fernandinho é ir embora sem ter conquistado o tão sonhado título da Liga dos Campeões pelo Manchester City.

Em nove participações, Fernandinho somou três eliminações nas oitavas de final, três nas quartas, duas na semi, inclusive a desta temporada, para o Real Madrid, e uma derrota na grande decisão, quando perdeu para o Chelsea em 2020/21, no Estádio do Dragão, em Porto, Portugal.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos