Federer domina Del Potro e vai às oitavas do Masters 1000 de Miami

Na tarde desta segunda-feira foi realizado o duelo mais esperado da rodada no Masters 1000 de Miami. O suíço Roger Federer (6º do ranking mundial) venceu o argentino Juan Martin Del Potro (34º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, e se garantiu nas oitavas de final do torneio.

Federer começou a partida mostrando que teria no saque uma importante arma e, sem ceder pontos ao rival, o suíço confirmou seu serviço de zero. Na sequência, o Maestro tratou de pressionar Del Potro e teve duas chances de quebra, mas o argentino se manteve firme e igualou o jogo.

No sexto game, Roger voltou a ter duas chances de quebrar o serviço do sul-americano, mas seguiu não aproveitando as oportunidades. Melhor para a torcida argentina, que fazia festa nas arquibancadas da quadra central de Miami.

A decisão do set aconteceu no oitavo game. Desta vez, Federer não desperdiçou a oportunidade e, vibrando muito, quebrou o serviço de Del Potro e garantiu a vantagem necessária para sair na frente. Sacando em 5/3, o suíço sofreu ao não colocar o primeiro saque em quadra e foi obrigado a salvar quatro breaks. Quando conseguiu impor seu primeiro serviço, Roger não deu chances e abriu 1 a 0.

A segunda parcial começou equilibrada, com os dois jogadores mostrando que seguiam focados no duelo. No quinto game, porém, duas bolas vencedoras de direita de Federer e dois erros de Del Potro permitiram que o suíço chegasse à quebra e abrisse vantagem.

No oitavo game, Roger novamente teve problemas em colocar seu primeiro serviço em quadra. Com isso, Juan Martin teve a chance de devolver o break. Porém, no momento de pressão, o suíço voltou a sacar bem e manteve a quebra à frente.

Sacando para a vitória, Federer não titubeou e confirmou seu serviço sem perder pontos, dando continuidade à boa fase que vive, que já lhe rendeu dois títulos em 2017, e fechando a partida com 29 bolas vencedoras.

Este foi o 21º confronto entre os tenistas, e Federer leva ampla vantagem: 16 a 5. O duelo mais importante entre eles aconteceu na final do Aberto dos Estados Unidos de 2009, quando Del Potro conquistou seu primeiro e, até agora, único Grand Slam.

Nas oitavas de final, Federer enfrenta o espanhol Roberto Bautista Agut (18º), que superou o norte-americano Sam Querrey (27º) por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/2 e 6/3

Favorita, Kerber vence com facilidade

Angelique Kerber, número 1 do mundo, se garantiu nas quartas de final do Premier de Miami. Na tarde desta segunda-feira, a alemã atropelou a japonesa Risa Ozaki (87ª da WTA) em sets diretos, com duplo 6/2, em uma hora de jogo.

Kerber não deu chances à japonesa e se impôs durante todo o confronto. Nas duas parciais, a número 1 do mundo aplicou três quebras de serviço, enquanto Ozaki apenas uma. Dessa maneira, a alemã não teve maiores problemas para seguir na competição.

Nas quartas, Angelique não terá vida fácil e enfrenta a vencedora do confronto entre a norte-americana Venus Williams (12ª) e a russa Svetlana Kuznetsova (7ª), que duelam na noite desta segunda.

Muguruza desiste e Wozniacki avança

Em um dos duelos mais esperados do dia no feminino, a ex-número 1 do mundo Caroline Wozniacki (14ª) contou com a desistência de Garbine Muguruza (6ª) e avançou. A dinamarquesa havia vencido o primeiro set por 7/6 (7-1) quando a espanhola optou por se retirar do duelo.

O jogo foi marcado por inúmeras quebras de serviço. Wozniacki começou melhor e abriu 4 a 1, mas Muguruza foi buscar a desvantagem. Com o empate, a decisão foi ao tie-break e a dinamarquesa não deu qualquer chance à espanhola, que não seguiu na partida. Nas quartas de final, Caroline enfrentará a tcheca Lucie Safarova (36ª).