Federer confirma reabilitação com vitória sobre Nadal em Miami

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O suíço Roger Federer, 35 anos, venceu o espanhol Rafael Nadal, 30, na final do Aberto de Miami neste domingo (2) por 2 sets a 0, com parciais 6/3 e 6/4.

Com o título, seu terceiro neste ano, Federer consolida sua volta às quadras. Ele ficou afastado do esporte por seis meses durante a temporada de 2016 por problemas no joelho.

O retorno do suíço tem sido marcado pelo bom retrospecto sobre o rival deste domingo. Esta é sua quarta vitória seguida sobre Nadal, a terceira neste ano. Ele já havia vencido o espanhol no Aberto da Austrália, em janeiro, e em Indian Wells, em março.

Os dois se enfrentaram pela última vez em Miami em 2011, quando Nadal levou a melhor no jogo. O embate entre os dois já é considerado um clássico do esporte.

Em 13 anos, os tenistas já se enfrentaram 37 vezes. Federer tenta agora reverter o histórico de vitórias de Nadal, que venceu 24 de todas as partidas entre eles.

O suíço chegou a ter sua longevidade no tênis questionada por especialistas.

Está é a quarta vez que Federer leva um título no aberto de Miami. Ele havia sido o campeão de simples nos anos de 2005 e 2006 e também venceu o torneio de duplas de 2003 com o bielorrusso Max Mirnyi.