Federação de Escalada Esportiva anuncia formato para Tóquio 2020

Nesta terça-feira, a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) divulgou o formato da competição que será implementado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. A modalidade foi uma das cinco incluídas no calendário do evento na capital japonesa.

Leia mais:

Com surfe e skate, COI inclui cinco novas modalidades para Tóquio 2020

De acordo com a entidade, algumas medidas ainda dependem do Comitê Olímpico Internacional, contudo, certas decisões já foram divulgadas, também em conjunto com o COI.

Assim, 40 atletas atuarão na escalada esportiva em Tóquio 2020, sendo 20 no masculino e 20 no feminino. Destes, três de cada naipe subirão ao pódio para receber as medalhas respectivas de ouro, prata e bronze.

Além disso, a competição será dividida em três estilos distintos – Velocidade (Speed), Boulder e Dificuldade (Lead) -, que serão divididos em três ou até quatro dias de disputa. Após a etapa classificatória, seis atletas de cada categoria se classificam à final.

O sistema de qualificação para os Jogos Olímpicos será realizado de 2019 a 2020, e o formato será divulgado pelo COI em julho deste ano. Cada país poderá ser representado por até dois atletas em cada chave, e a classificação será por esportista, e não pelas federações de cada nação.