Favoritos caem cedo e Mundial de Surfe começa com vitória australiana

Yahoo Esportes

 

<strong>Australiano Julian Wilson ficou com o título da primeira etapa do Circuito Mundial</strong> FOTO: WSL
Australiano Julian Wilson ficou com o título da primeira etapa do Circuito Mundial FOTO: WSL

A temporada do surfe começou com domínio dos donos da casa. Nas ondas da Gold Coast australiana, Julian Wilson fez uma campanha perfeita, não perdeu nenhuma bateria e iniciou a temporada com sua quarta vitória no Circuito Mundial. Poucos falavam dele antes do início da etapa, já que Julian machucou o ombro em janeiro e voltou a surfar apenas três dias antes do início do evento. Além do troféu, dos 10 mil pontos destinados ao vencedor e de cem mil dólares de premiação, Julian também terá a honra de vestir a camisa amarela dedicada ao líder do ranking mundial na próxima etapa.

Em uma final australiana, Julian conseguiu um 9.93 e um 7.50 para vencer o compatriota Adrian Buchan por 17.43 a 15.10. Buchan havia eliminado o estreante brasileiro Tomas Hermes na semifinal. Em seu primeiro evento como membro da elite do surfe, o catarinense fez campanha espetacular e superou nomes consagrados do esporte como Mick Fanning, Kolohe Andino e Filipe Toledo.

Principal favorito ao título e campeão na Gold Coast em 2015, Filipinho venceu suas três primeiras baterias com muita superioridade. Nas quartas de final, a competição saiu da praia de Snapper Rocks e foi para Kirra, onde os tubos são mais valorizados do que as manobras de borda ou os aéreos que o ubatubense tanto gosta e domina. Filipinho bem que tentou, mas acabou parando justamente em Tomas Hermes. O 5º lugar não era o que todos esperavam, mas com certeza é um resultado importante na busca pelo inédito título mundial.

Quem também teve estreia de gala no Circuito Mundial foi Michael Rodrigues. O cearense de apenas 23 anos e que conseguiu a últma vaga direta para a elite, mostrou todo seu arsenal de manobras e foi até as quarta de final. Michael deixou pelo caminho grandes nomes do esporte como o sul-africano Jordy Smith e o brasileiro campeão mundial em 2015 Adriano de Souza.

Campeão do mundo em 2014 e melhor brasileiro nos últimos três anos, Gabriel Medina não começou bem a temporada. Logo no primeiro minuto da primeira fase, o paulista de Maresias entrou em conflito com o italiano Leonardo Fioravanti e cometeu uma interferência, perdendo assim uma nota de seu somatório. Na repescagem (2ª fase), o brasileiro reecontrou Fioravanti, não deu chances e avançou tranquilo. Mas na sequência encontrou o inspirado convidado local Mikey Wright e se despediu com o 13º lugar.

Gabriel Medina não foi o único que parou no convidado australiano. Atual bicampeão mundial, o havaiano John John Florence também não começou o ano com o pé direito e parou em Mikey na segunda fase, onde não perdia há 25 eventos. A zebra do evento é irmão de dois surfistas da elite: O então campeão da etapa da Gold Coast Owen Wright e a bicampeã mundial Tyler Wright.

Dos 11 brasileiros que fazem parte da elite do surfe mundial, quatro perderam na 2ª fase e se despediram do evento com a 25ª e última colocação: Ian Gouveia, Caio ibelli e os estreantes Jessé Mendes e Yago Dora. Assim como Medina, Willian Cardoso e Italo Ferreira também caíram na 3ª fase e terminaram com a 13ª posição. Adriano de Souza, o Mineirinho, ficou em 9º ao ser derrotado na 4ª fase.

 

Entre as mulheres, Lakey Peterson foi a grande campeã da primeira etapa do Circuito Mundial. A americana superou a australaiana Keely Andrew na decisão. Única brasileira na elite do esporte, Silvana Lima perdeu na estreia, venceu na repescagem e foi eliminada na 3ª fase, começando o ano com a 9ª colocação.

<strong>Lakey Peterson ficou com o troféu da primeira etapa entre as mulheres&nbsp;&nbsp;</strong>
Lakey Peterson ficou com o troféu da primeira etapa entre as mulheres  

O Mundial de Surfe continua na Austrália, mas vai agora para Bells Beach. A janela de espera do evento mais tradicional do esporte fica aberta do dia 27 de março até o dia 08 de abril.

Você acompanha todas as notícias do surfe aqui no Yahoo!

Leia também