Favoritos à orelhuda? Classificados da semana encrespam força na Liga

A badalada Liga dos Campeões nos presenteou com muitas bolas nas redes esta semana, marcada pelas classificações de Barcelona, Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Real Madrid - o primeiro, cabe frisar, alcançou de forma épica. Em suma, quatro gigantes representando Alemanha e Espanha.

Decerto, o quarteto chega às quartas de final com muita força, não só pelos elencos qualificados que as equipes possuem, mas também pelos recentes retrospectos no torneio. O Real, por exemplo, conquistou dois títulos (2013/14 e em 2015/16) nas últimas três edições. Além disso, segue como o time a ser batido, principalmente pelas contundentes vitórias sobre o Napoli.

No intervalo dos canecos merengues, foi o Barça o responsável por levar a orelhuda para casa, em 2014/15. E, para esta temporada, se credencia ao título ainda mais pomposo, já que se superou na última quarta-feira diante do Paris Saint-Germain, quando muitos já haviam decretado a sua eliminação após o 4 a 0 sofrido na ida.

Recuando mais no tempo, mais especificamente na temporada 2012/13, a Champions presenciou uma final histórica entre dois rivais alemães - os mesmos classificados desta semana. No Wembley, o Bayern Munique superou o Borussia Dortmund e ficou com o título continental.

Com a confirmação do favoritismo do quarteto em seus confrontos, um questionamento vem à tona: será que os jogos finais da Liga dos Campeões contarão, novamente, com presenças dos gigantes alemães e espanhóis?

Para ajudar na resposta, o LANCE! relembra como ao menos dois clubes do quarteto têm se classificado aos últimos duelos de 2010 para cá. Confira:

TEMPORADA 2010/11

No início da década, o Barcelona começou da melhor maneira possível: conquistando o título da Liga dos Campeões, em 2010/11. Para chegar ao título, conquistado diante do Manchester United, o time azul-grená ainda bateu o Real Madrid nas semi. Messi terminou como artilheiro da edição.

2011/12

Na temporada seguinte, o título ficou com o Chelsea. Antes de subir no lugar mais alto do pódio, os ingleses, que tinham passado pelo Barcelona, travaram um duelo memorável contra o Bayern de Munique, que, por sua vez, eliminou o Real Madrid pelas semifinais.

2012/13

Após ficar na lanterna de seu grupo na jornada anterior, o Borussia Dortmund entrou para a de 2012/13 com afinco e muita gana. Chegou à final, porém perdeu para o rival Bayern de Munique. Os bávaros chegaram com muita moral, já que aplicaram duas goleadas ante o Barcelona na fase anterior. Já o time da Muralha Amarela passou pelo Real Madrid, porém com previsíveis dificuldades.

2013/14

Pela primeira vez, o clássico entre Real Madrid e Atlético decidiram o torneio, conquistado pelo lado do Santiago Bernabéu. Para chegar à Lá Décima, o clube merengue despachou o Bayern de Munique - impedido de chegar ao bi.

2014/15


Aqui, o Barcelona voltou a ser o dono do Velho Continente. Na decisão, derrotou a Juventus, que, por sua vez, eliminou o Real Madrid, evitando mais um clássico na partida derradeira. Em tempo, o Barça eliminou o Bayern de Munique pelas semifinais.

2015/16

Mais uma vez, Real Madrid e Atlético de Madrid decidiram a Champions League. Mais uma vez, o lado branco saiu vencedor. Derrotados, os colchoneros passaram pelo Bayern de Munique na fase anterior.































E MAIS: