Fan Fest do Qatar tem confusão com a polícia e torcedor expõe risco: 'As pessoas podem morrer'

Longas filas provocaram empurra-empurra e briga de torcedores com a tropa de choque (Foto: Reprodução/Sky Sports)


No dia de abertura da Copa do Mundo, milhares de torcedores ficaram aglomerados em uma confusão que aconteceu na entrada da Fifa Fan Fest. Nas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver momentos do alvoroço. A tropa de choque do Qatar empurrou as multidões e impediu que entrassem na área do festival, no Al Bidda Park, em Doha. Em entrevista à Reuters, um torcedor chegou a afirmar que "é muito arriscado e as pessoas podem morrer".

Durante a confusão, torcedores imploraram aos policiais para deixá-los entrar enquanto a multidão aumentava. Por outro lado, a tropa de choque estava armada com cassetetes e escudos em uma guarda montada na entrada do Fan Fest. Ao mesmo tempo, foram registradas imagens de crianças sendo arrancadas da multidão enquanto a tensão e o pânico aumentavam.

- É muito arriscado. As pessoas podem morrer. Velhos, mulheres, não aguentam tanta gente assim. Graças a Deus sou um pouco alto, dá pra respirar. Mas eu vi algumas crianças e disse "levante-as, elas não conseguem respirar". Minha família está lá dentro. Não posso mais entrar para vê-los. Não sei o que fazer - disse, Hatem El-Berarri, um torcedor iraquiano à Reuters.

Com a chegada de mais de um milhão de turistas, espera-se que a população do Qatar aumente 40% durante o período. Dessa forma, a infraestrutura do país é colocada em cheque, uma vez que o Qatar jamais realizou um evento desse porte.

Não foram anunciados presos ou feridos.

Por outro lado, a confusão não aconteceu dentro da área da Fan Fest, onde as coisas pareciam calmas. Enquanto havia confusão do lado de fora, dentro do evento as pessoas se divertiam depois da vitória do Equador por 2 a 0 sobre o país anfitrião na estreia da Copa.