Facebook alega ainda ter exclusividade de jogos da Libertadores

Yahoo Esportes
Logo do Facebook (Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images)
Logo do Facebook (Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images)

O Facebook garantiu na noite desta sexta-feira (22) ter a exclusividade dos direitos de transmissão das partidas da Libertadores nas noites de quinta-feira. A plataforma recebera a orientação de realizar transmissões simultâneas dos jogos com uma emissora de TV. O motivo foi a má qualidade técnica das transmissões das partidas, que deixou internautas irritados. A plataforma arrebatou os direitos de 27 partidas.

O blog apurou nos últimos dias que houve movimentação de executivos do Facebook no mercado, inclusive no brasileiro, em busca de uma emissora com quem fechar parceria para transmissões, o que contraria o discurso de céu de brigadeiro entre Facebook e Conmebol.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Os jogos de Cruzeiro e Atlético-PR na competição que aconteceram às quintas-feiras foram transmitidas pela página oficial da Conmebol no Facebook. A empresa de mídia social também havia aberto a possibilidade de os clubes exibirem as partidas das quais participassem ao vivo nas suas páginas na mídia social.

O Facebook garantira um dos quatro pacotes de transmissão da Libertadores oferecidos pela Conmebol, o dos jogos de quinta-feira. As partidas de terça e quarta são exibidas pela TV aberta, pela Globo, ou na TV por assinatura, pelo SporTV ou Fox Sports.

No final da noite desta sexta-feira (22), pouco mais de oito horas após ser inquirido sobre o assunto, o Facebook emitiu a seguinte nota oficial:

“Conmebol Libertadores no Facebook

Por Leonardo Lenz Cesar, diretor de parcerias em esportes para a América Latina

O futebol é o esporte mais seguido no Facebook, com mais de 400 milhões de torcedores na plataforma. O comportamento do consumidor está mudando, esses fãs estão assistindo e interagindo com o esporte de novas maneiras em vários dispositivos e plataformas.

Por meio de nossa parceria com a CONMEBOL, nós temos os direitos exclusivos de transmissão dos jogos das quintas-feiras da Libertadores até 2022.

Estamos felizes com a colaboração com a CONMEBOL, que tem possibilitado a milhões de fãs em toda a região assistir aos jogos gratuitamente no Facebook Watch. E, embora mudanças possam gerar alguma resistência, somos encorajados não apenas pelo número de pessoas assistindo à Libertadores no Facebook Watch – mas pela forma como os torcedores estão se reunindo em nossa plataforma para interagir uns com os outros e participar das transmissões.

Seguiremos ouvindo o feedback dos fãs e trabalhando de perto com a CONMEBOL para oferecer uma experiência de assistir aos jogos altamente interativa e social no Facebook Watch. Continuaremos também a explorar novas formas de aumentar o número de pessoas que têm acesso a esse esporte.”

Pouco antes da meia-noite, ou pouco menos de nove horas após ter sido inquirida pelo blog, a Conmebol também encaminhou nota oficial.

“Na CONMEBOL estamos comprometidos con a visão de levar o futebol a todas as partes e inovar para que a emoção de nossas competições viva em cada canto.

Facebook, a maior rede social do mundo, conta com os direitos exclusivos de transmissão das partidas da Libertadores de quinta-feira até 2022.

Estamos felizes por colaborar com o Facebook para chegar à maior quantidade de torcedores, trabalhando juntos para encontrar oportunidades que facilitem essa transição até uma nova forma de vier o futebol na era digital.”

Veja mais de Eduardo Ohata no Yahoo Esportes

Leia também