Notas para pilotos, previsão de performance e mais: F1 divulga novos gráficos para transmissões de TV e internet em 2020

Jonathan Noble
motorsport.com

Falta pouco! Em menos de duas semanas, a Fórmula 1 dará o pontapé inicial para a temporada de 2020 da categoria com o GP da Áustria, no Red Bull Ring. E a categoria terá uma novidade para suas transmissões de TV e internet: novos gráficos.

A F1, que colabora há alguns anos com a Amazon Web Services, revelou nesta terça-feira, a adição de seis novos gráficos que serão utilizados durante a temporada.

Leia também:

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Rosberg diz que genética tem papel de 66% na formação de um piloto da F1Marko acusa Renault de usar motor atual - e proibido - em teste com carro de 2018Zanardi continua estável na UTI; redução de sedativos para avaliação neurológica será considerada a partir da próxima semana

O primeiro, que será usado já no GP da Áustria, oferecerá aos fãs a "Pontuação sobre a Performance do Carro". Esse número será baseado em diversas estatísticas referentes às qualidades do carro - incluindo potência, aderência, downforce e drag. Ainda haverão outras quatro métricas disponíveis: velocidade em curvas de baixa, velocidade em curvas de alta, velocidade em reta e comando do carro.

A partir da segunda corrida em Silverstone, o GP dos 70 anos, em agosto, haverá a "Comparação de Velocidade entre Pilotos", que analisará as médias de velocidade de pilotos atuais e do passado, utilizando dados a partir de 1983 para isso.

A partir do GP da Bélgica, serão empregados gráficos de velocidade em curvas de alta e baixa, que permitirão aos fãs ver como que os pilotos atacam essas curvas, sendo que as altas são as realizadas com velocidade acima de 175 km/h e as baixas abaixo de 125 km/h.

Na segunda metade da temporada, a F1 e a AWS estão planejando divulgar outros três gráficos: o primeiro com notas para as habilidades de cada piloto, o segundo sobre desenvolvimento do carro e da equipe e performance ao longo da temporada, e o último com previsões para as posições classificação e corrida de cada piloto.

O gráfico com notas para as habilidades dos pilotos tem como objetivo identificar o melhor piloto no geral ao analisar variáveis como classificação, largada, ritmo de corrida, gerenciamento de pneus e estilo de ultrapassagem / defesa.

Nos últimos anos, a F1 divulgou seis gráficos originais, que incluem velocidade de saída, previsão de estratégia de paradas, janela de paradas, previsão de disputas em pista, batalha da estratégia de paradas e performance dos pneus.

O engenheiro chefe da F1, Rob Smedley disse: "Essas visões sobre a F1 que estamos desenvolvendo trazem os fãs mais próximos de uma pista do que jamais estiveram, e revelam histórias que não eram contada a partir do pit".

"Estamos animados por estar expandindo essa relação bem sucedida, dando vida a ainda mais dados, permitindo aos fãs que se aprofundem de um modo similar ao feito por pilotos e equipes em busca pelo sucesso".

Veja abaixo prévias dos novos gráficos:

TV Graphic: Car Performance Top5

TV Graphic: Car Performance Top5 <span class="copyright">Formula 1</span>
TV Graphic: Car Performance Top5 Formula 1

Formula 1

TV Graphic: Car Performance Single detail

TV Graphic: Car Performance Single detail <span class="copyright">Formula 1</span>
TV Graphic: Car Performance Single detail Formula 1

Formula 1

TV Graphic: Car Performance Single All

TV Graphic: Car Performance Single All <span class="copyright">Formula 1</span>
TV Graphic: Car Performance Single All Formula 1

Formula 1

TV Graphic: Car Performance Comparison

TV Graphic: Car Performance Comparison <span class="copyright">Formula 1</span>
TV Graphic: Car Performance Comparison Formula 1

Formula 1

O relato de como Zanardi surpreendeu a todos na UTI e a inspiração de amar a vida

PODCAST: Entrevista com Christian Fittipaldi: os primeiros anos de carreira até os dias de F1

 

Your browser does not support the audio element.

Leia também