F1 acrescentará treino de classificação com pontos em 3 corridas em 2021

Rohith Nair
·1 minuto de leitura
Red Bull's Dutch driver Max Verstappen (C) drives ahead of Mercedes' British driver Lewis Hamilton (L) and Ferrari's Monegasque driver Charles Leclerc (R) during the Emilia Romagna Formula One Grand Prix at the Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari race track in Imola, Italy, on April 18, 2021. (Photo by Miguel MEDINA / AFP) (Photo by MIGUEL MEDINA/AFP via Getty Images)
Max Verstappen e Lewis Hamilton no GP de Ímola de 2021 (MIGUEL MEDINA/AFP via Getty Images)

Por Rohith Nair 

  (Reuters) - A Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira que adotará um novo formato batizado de "sprint qualifying" em três corridas da temporada de 2021 que foi aprovado por unanimidade, e os eventos ocorrerão em duas provas europeias e uma em outra região. 

>> Ouça o 'Segunda Bola', o podcast do Yahoo com Alexandre Praetzel e Jorge Nicola

  O novo formato terá uma nova sessão de classificação após a primeira sessão livre de sexta-feira para determinar o grid de uma corrida curta no sábado chamada de "sprint qualifying". 

Leia também:

  Os resultados do "sprint qualifying", no qual os pilotos competirão ao longo de 100 quilômetros, determinarão o grid da corrida de domingo, e os três primeiros também receberão três, dois e um pontos, respectivamente. 

  "Estou feliz que todas as equipes tenham apoiado este plano", disse o presidente e CEO da F1, Stefano Domenicali, em um comunicado. 

  "Isto é um testemunho de nossos esforços unidos para continuar envolvendo nossos torcedores de novas maneiras e ao mesmo tempo continuar comprometidos com a herança e a meritocracia de nosso esporte". 

  Domenicali havia dito mais cedo que uma das corridas que contará com a novidade será o Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra, em julho. 

  O próximo final de semana de corrida é o GP de Portugal entre 30 de abril e 2 de maio. 

  Defensor do título, Lewis Hamilton, da Mercedes, lidera a classificação de 2021 com 44 pontos em duas provas, um ponto à frente de Max Verstappen, da Red Bull. 

  (Por Rohith Nair em Bengaluru)