Fórmula 1: Lewis Hamilton chega ao Brasil para receber título na capital federal

Aos 37 anos, Lewis Hamilton é heptacampeão na Fórmula 1 (RUDY CAREZZEVOLI / AFP)


O piloto inglês Lewis Hamilton desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília, na capital do país, para receber o título de cidadão honorário brasileiro, que será entregue em cerimônia especial na Câmara dos Deputados, às 14h desta segunda-feira. Ele é o primeiro piloto que participará do GP de Interlagos, em São Paulo, a chegar no Brasil. O Grande Prêmio ocorre no próximo fim de semana, onde Hamilton escreveu capítulos importantes de sua história.

+ Confira quem pode aparecer na convocação para a Copa do Mundo

O heptacampeão mundial de Fórmula 1 foi nomeado para o título de cidadão honorário brasileiro em junho, em um projeto realizado por conta de seu gesto na última corrida realizada em Interlagos, em 2021.

No ano passado, Lewis Hamilton venceu Max Verstappen em um dos GP's mais emocionantes dos últimos anos e repetiu gesto de Ayrton Senna, seu grande ídolo, segurando a bandeira do Brasil enquanto celebrava a vitória dentro de seu carro. Ele, que frequentemente defende as causas socioambientais do país, se manteve com a bandeira no pódio.

Quando oficializada a homenagem, Hamilton se declarou para seus fãs e para o Brasil nas redes sociais.

O encontro na Câmara terá a presença de influenciadores e grandes nomes do movimento negro. Primeiro piloto negro da história da Fórmula 1, a lenda do esporte é engajado no combate ao racismo e se posicionou com muita força no "Black Lives Matter", movimento de ativismo contra a violência direcionada às pessoas negras, iniciado na comunidade afro-americana e potencializado após a morte de George Floyd, morto por um policial, em 2020.

O piloto se prepara, também, para o GP de Interlagos, em São Paulo, que será realizado neste fim de semana. Essa será a penúltima etapa da Fórmula 1 na temporada, na qual Max Verstappen, com 14 vitórias, já é o vencedor entre os esportistas individuais.