Ex-zagueiro Bolívar inicia estágio visando se tornar técnico de futebol

General, ex-Internacional e Botafogo, iniciou nesta semana um estágio para se tornar técnico de futebol

Ex-jogador de destaque em clubes importantes como Internacional, Botafogo, e Monaco, da França, Bolívar iniciou nesta semana um estágio com o técnico Vagner Mancini, da Chapecoense, visando se tornar treinador de futebol. O General - apelido que ganhou da torcida colorada -, falou sobre a decisão de abandonar a função de empresário de jogadores e voltar a trabalhar no campo.

- Depois de parar de jogar eu tentei trabalhar como empresário de jogadores, mas vi que não era o que eu queria. Conversei com várias pessoas, como meu pai, por exemplo (o ex-jogador Bolívar), com amigos mais próximos, e com a minha esposa, sobretudo. Eu não estava feliz, porque sentia falta de estar dentro de campo. Hoje temos tido espaço para novos treinadores no Brasil e acredito que tenho muito conhecimento a passar. São estas coisas que me impulsionaram a tentar esta nova carreira - disse Bolívar, destacando que o apoio familiar foi muito importante:

- A minha esposa, Verônica, me apoiou muito nesta minha decisão de me tornar treinador, o que me deixa muito tranquilo também para iniciar esta nova caminhada. Ele sempre me ajudou ao longo de todos estes anos e, neste momento, o apoio dela me deixa mais confiante ainda.

A decisão de iniciar a nova função em estágio com o técnico da Chapecoense foi tomada, segundo Bolívar, pelo fato de os dois já terem trabalhado juntos no Botafogo, quando conheceu de perto o trabalho de Vagner Mancini.

- Vagner Mancini foi um técnico com qual tive uma grande identificação. Antes de vir, estive aqui em Chapecó e conversei com ele, falei do meu desejo de passar um período aqui aprendendo, o acompanhando, e o Vagner foi super solícito, me deu apoio e total liberdade para ficar quantos dias quisesse - comentou Bolívar.

Ídolo do Internacional, onde conquistou vários títulos, dentre eles duas Copas Libertadores, e uma Copa Sul-Americana, e do Botafogo, onde conquistou o Campeonato Carioca de 2013, Bolívar já tem planejado mais dois períodos de estágio. A próxima parada do General será em Belo Horizonte.

- Depois destes dias aqui eu passarei um período com o Roger, no Atlético-MG, e com o Mano Menezes, no Cruzeiro. Preciso ver com eles as datas ainda, mas farei um estágio com estes dois grandes treinadores também - revela Bolívar, que planeja fazer alguns cursos para se desenvolver ainda mais:

- Além de estagiar com estes treinadores que admiro, eu farei o curso da CBF no fim deste ano. É importante estudar e estar qualificado para entrar no mercado e poder desempenhar bons trabalhos. Também penso em ir para a França passar um período no Monaco, onde joguei algumas temporadas.














E MAIS: