Ex-jogador, ídolo do Estrela Vermelha e campeão da Champions: conheça Stojkovic, técnico da Sérvia


O ex-jogador sérvio, Dragan Stojkovic, é o treinador que vem ganhando destaque e que vai comandar a Sérvia na Copa do Mundo de 2022. Com a conquista de grandes resultados na campanha de classificação ao Mundial, a sua chegada ao cargo da seleção é considerada uma das melhores escolhas da federação de futebol do país.

+ Mitrovic está confiante com a Sérvia, mas diz: ‘Não somos uma ameaça para o Brasil’

Antes de ser treinador, Stojkovic fez história como jogador. O ex-meia passou por Radnicki Nis, Estrela Vermelha, Olympique de Marselha, Hellas Verona e Nagoya Grampus. No Estrela Vermelha foi onde teve maior destaque, sendo capitão da equipe e conquistando três títulos nacionais.

Stojkovic é um dos únicos cinco jogadores a receberem o título de ‘Estrela do Estrela Vermelha’, que é uma premiação dada aos jogadores que tiveram um forte impacto na história do clube.

Outro clube em que teve destaque foi o Olympique de Marselha. Foi campeão da Champions League em 1993. Porém, dois anos antes, se envolveu uma história curiosa com a equipe. Na final do campeonato europeu na época, ele se recusou a bater o pênalti contra seu ex-time, o Estrela Vermelha, e perdeu o título.

+ Com 12 jogadores, Seleção Brasileira visita o Lusail Stadium, palco da estreia na Copa do Mundo

Na carreira, ganhou destaque sobretudo na seleção da ex-Iugoslávia. Foi capitão da seleção e teve grande atuação na Copa do Mundo de 1990, entrando na equipe All-Star da Fifa.

Stojkovic se aposentou em 2001 e logo assumiu a presidência da Associação de Futebol da Sérvia e, em 2005, assumiu o cargo no Estrela Vermelha. Ele renunciou dois anos depois e deu início a carreira como treinador, assumindo seu ex-clube no Japão, o Nagoya Grampus, e venceu duas taças nacionais.

Stojkovic - Hellas Verona
Stojkovic - Hellas Verona

Stojkovic em ação pelo Hellas Verona (Foto: Divulgação)

Em 2015, chegou ao Guangzhou R&F, onde ficou por cinco anos. Chegou na seleção da Sérvia em 2021. Desde então, vem tendo sucesso com a equipe. Introduziu um forte estilo de jogo no time e conquistou bons resultados na campanha até a classificação à Copa do Mundo. Foram seis vitórias, sendo uma contra Portugal, e dois empates em oito jogos das eliminatórias.

+ Seleção de Gana precisa deixar hotel no Qatar após disparo do alarme de incêndio

Stojkovic também é popularmente conhecido com o apelido ‘Pixie’, do desenho animado ‘Pixie and Dixie and Mr. Jinks’. No Brasil, com o nome de ‘Plic e Ploc e Chuvisco’.

O técnico vai comandar a Sérvia na estreia da Copa do Mundo contra o Brasil nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília).