Ex-goleiro da Inglaterra, Gordon Banks morre aos 81 anos

Goal.com
Ganhador da Copa do Mundo de 1966, Banks lutava contra um câncer no rim

Ex-goleiro da Inglaterra, Gordon Banks morre aos 81 anos

Ganhador da Copa do Mundo de 1966, Banks lutava contra um câncer no rim

O ex-goleiro da seleção da Inglaterra nas Copas do Mundo de 1966 e 1970, Gordon Banks morreu aos 81 anos na noite da última segunda-feira (11).

Em nota oficial lançada através do Stoke City, uma das equipes que defendeu, a família do jogador lamentou o falecimento de Gordon e que gostaria de preservar as boas lembranças que o ex-jogador deixou.

"É com grande pesar que anunciamos o falecimento de Gordon na última noite. Estamos devastados pela perda dele, mas temos tantas boas memórias que não podemos nos sentir mais orgulhosos pelo que ele fez".

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Banks foi campeão em sua primeira participação em Mundiais jogando em casa, quando superou a Alemanha Ocidental por 4 a 2. A partida ficou marcada pela dúvida sobre o gol que a arbitragem não validou em favor dos alemães.

Em sua segunda Copa, no México, a equipe inglesa parou nas quartas de final diante da mesma Alemanha Ocidental, mas o camisa 1 se tornou popular depois de defender a cabeçada de Pelé no Estádio Jalisco, em Guadalajara. O lance se tornou célebre na história da competição, mesmo com aquela partida terminando com o 1 a 0 para o Brasil.

Sobre sua carreira em clubes, Gordon Banks foi revelado no Chesterfield, de onde saiu para o Leicester City, equipe que defendeu entre 1959 e 1967. Depois disso, o arqueiro se transferiu para o Stoke City, onde jogou 194 partidas, apesar de ter acumulado dois empréstimos no Cleveland Stokers, dos Estados Unidos e o Hellenic, da África do Sul. Após outra passagem pelo futebol estadunidense com o Fort Lauderdale Strikers e outra pelo St. Patrick's Athletic FC, o jogador encerrou sua carreira profissional.

No ano de 1972, Banks perdeu a visão em um acidente de carro, e desde 2015 ele passou por tratamento por conta de um câncer no rim.

Leia também:
– Até Emerson Leão já foi oferecido ao São Paulo
– Palmeiras se assusta com oferta do Grêmio a Tardelli
– Neto se emociona ao saber da morte de Boechat

Leia também