5 lugares fora do roteiro para viajar no Brasil

Redação Vida e Estilo
·3 minuto de leitura
Getty Images
Getty Images

Em tempos de pandemia de coronavírus onde evitar aglomerações é um pré requisito antes de fechar qualquer roteiro de viagens, destinos menos famosos do tradicional roteiro de viagens no Brasil se destacam. Para aproveitar suas férias com menos preocupações e mais tranquilidade, conheça alguns destinos ideais e fora dos holofotes da maioria dos viajantes.

Veja 5 lugares fora do roteiro para viajar no Brasil

Alter do Chão, Pará

  • Uma pequena vila de pescadores se tornou um refúgio para viajantes que buscam tranquilidade no Brasil. Alter do Chão, no interior do Pará, é um pequeno vilarejo localizado nas margens do rio Tapajós, no coração da Floresta Amazônica. É possível conhecer paisagens fantásticas com praias de água doce e areia branca, perfeita para mergulhos. O local ainda possui atrações distintas durante as estações de cheia e seca dos rios. Durante o verão amazônico, de agosto a dezembro, pequenas ilhas como a Ilha do Amor surgem, tornando-se locais perfeitos para descansar. Já durante o inverno amazônico, de janeiro a julho, o nível dos rios sobe e alaga diversas regiões, criando assim o ambiente perfeito para passeios de barco em meio às florestas

Lençóis Maranhenses, Maranhão

  • O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses presenteia o viajante com uma vasta imensidão inabitada. Em meio às dunas, é possível encontrar as famosas lagoas dos Lençóis Maranhenses. Os passeios mais conhecidos são os do Circuito Lagoa Bonita e Circuito Lagoa Azul. O percurso é realizado em carros 4x4 normalmente abertos. Quem não quiser apenas ver lagoas pode aproveitar as calmas praias do Cubaré e de Atins, além de passeios no Rio Formiga e Rio Preguiças.

Jalapão, Tocantins

  • Os famosos fervedouros do Jalapão são perfeitos para energizar as baterias dos viajantes que buscam um novo começo. Nas piscinas de água cristalina e rica em minerais que brotam do chão é impossível afundar. Desta forma, o local é perfeito para boiar e relaxar em meio à natureza. Além dos fervedouros, a região conta ainda com dezenas de cachoeiras como a do Formiga e da Velha, e por fim praias e dunas maravilhosas. Recomenda-se viajar para o local no período entre maio e setembro, durante a seca.

Capitólio, Minas Gerais

  • As montanhas de Minas Gerais guardam a cidade de Capitólio, banhada pelo Lago de Furnas e cercada por diversas cachoeiras. Além do turismo ecológico, a cidade também se destaca por um belíssimo roteiro rural pela Serra da Canastra e um conhecido circuito gastronômico. As águas em tom esmeralda da região deram a fama de “mar de Minas Gerais”. Não deixe de visitar as cachoeiras Lagoa Azul, Cascatinha e da Ilha, no Vale dos Tucanos. Além disso, o Mirante dos Cânios de Capitólio é perfeito para contemplar uma das mais belas vistas do país.

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

  • Se você sonha em aproveitar a Serra Gaúcha e não quer ir para a já tradicional Gramado, uma cidade fora do circuito turístico tem chamado atenção pela sua beleza natural e ótima estrutura. Bento Gonçalves está entre as cidades com melhor gastronomia do Sul do país, além de oferecer passeios incríveis a vinícolas e ao belíssimo Vale dos Vinhedos. A imersão à cultura italiana é outro atrativo da região, repleta de cantinas e empresas renomadas do país europeu.