Quais as características do outono?

Redação Notícias
·2 minuto de leitura
Getty Images
Getty Images

No próximo dia 20 de março de 2021, um sábado, começa o outono no calendário brasileiro, e em todo o hemisfério Sul. O outono é a estação do ano que ocorre logo depois do verão e antes do inverno, sendo um período de transição entre as duas estações do ano mais antagônicas e com características mais marcantes.

O primeiro dia da estação é conhecido como equinócio de outono, e isso significa que é um período de 24 horas que recebe exatamente 12 horas de luz do sol. Ou seja, o dia e a noite têm exatamente a mesma duração.

Características do outono

A partir do equinócio, a principal característica do outono é a redução da incidência da luz solar na terra diariamente. Isso significa que os dias passam a ficar cada vez mais curtos e as noites cada vez mais longas até o término da estação no inverno. Esse tempo diário mais curto com luz solar também faz com que as temperaturas baixem gradativamente ao longo da estação.

Durante o outono, é natural o aumento da incidência de ventos, enquanto a umidade do ar também baixa de maneira considerável. É natural, principalmente em lugares mais frios, que haja maior incidência de nevoeiros pela manhã. A tradicional queda das folhas de alguns tipos de vegetação também pode ser observada ao longo da estação, e se dá por conta da adaptação à mudança de clima e da diminuição da fotossíntese por conta da menor iluminação solar durante os dias.

É importante lembrar, porém, que quanto mais perto da Linha do Equador, menos marcantes são as estações do ano. Portanto, cada uma dessas características, e ainda o aumento da incidência de frentes frias poderão ser mais sentidos nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul (onde chega a ter geadas e neve) do Brasil. Mesmo assim, as regiões Norte e Nordeste também podem esperar temperaturas mais baixas, além de maior nebulosidade.