O que é solstício de inverno?

Redação Notícias
·3 minuto de leitura
Getty Images
Getty Images

Celebrado em diversas culturas ao longo da história, o solstício de inverno marca o início da estação mais fria do ano, sendo o dia em que o Sol aparece mais distante da Terra, de acordo com o ângulo de rotação do nosso planeta. Por isso mesmo, o fenômeno astronômico acontece duas vezes durante a volta de 365 dias que a Terra dá ao redor do Sol, sendo uma no hemisfério sul do globo e outra no hemisfério norte.

Quando começa o inverno no Brasil?

No Brasil, assim como em todo o hemisfério sul do planeta, o inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, seguindo até 20 de setembro, quando o chamado equinócio de primavera marca uma nova mudança de estação do ano. Como estamos geograficamente próximos à Linha do Equador, os diferentes posicionamentos do Sol em nosso céu diário não são tão perceptíveis, porém, em muitos países do hemisfério norte o cenário é bem diferente.

Quando começa o inverno no hemisfério norte?

Se no Brasil os dias e noites são divididos quase que igualmente ao longo de 24 horas, no hemisfério norte o solstício de inverno (21 de dezembro) representa a noite mais longa do ano de maneira bastante clara (ou melhor, escura). Em países como Islândia, Noruega, Finlândia, Rússia e Canadá, as noites ficam tão longas durante o inverno que o Sol aparece no céu por apenas algumas horas ou, dependendo da longitude, nem aparece por dias.

Características do inverno

Como a Terra conta com uma inclinação de aproximadamente 23 graus em seu eixo de rotação, quatro estações são evidenciadas ao longo de um ano, cada uma recebendo diferentes incidências de raios solares. Durante três meses, o hemisfério que passa pelo inverno se posiciona de tal maneira que o Sol parece mais distante, com seus efeitos sendo enfraquecidos na comparação com o outono, primavera e verão.

Nas regiões do planeta que contam com clima temperado (entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, no hemisfério norte, e entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, no hemisfério sul), as estações do ano se apresentam de maneira bastante definida, com a principal característica do inverno sendo a queda brusca das temperaturas.

Além de aumentar a possibilidade de nevascas e geadas em regiões de clima temperado, onde a umidade do ar aumenta, o inverno também é caracterizado por ser uma estação de seca em regiões tropicais, com uma grande diminuição na quantidade de chuvas em comparação com as outras estações do ano, principalmente o verão, que é caracterizado pelos maiores índices pluviométricos durante o movimento de translação da Terra em relação ao Sol.

No Brasil, que tem a maior parte do seu território dentro da zona tropical do globo, os efeitos do inverno são mais amenos, mas a diminuição da temperatura média já é suficiente para iniciar uma temporada de viagens para cidades como Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG), Teresópolis (RJ), Gramado (RS), entre outras, além de fondues e chocolates quentes.

Para muitos, o solstício de inverno marca o início da melhor estação do ano. E você, concorda com quem pensa assim?