Quais os princípios básicos do judô?

·2 minuto de leitura
Male Judo Players Competing During Match
Foto: Getty Images

Por causa da pandemia global da Covid-19, as Olimpíadas, que deveriam acontecer no ano passado, foram transferidas para 23 de julho de 2021, em Tóquio, no Japão. Então, ainda dá tempo de ficar por dentro de todos os esportes. Chegou a hora de cair no tatame! Quais as regras do judô nas Olimpíadas? Quais as categorias do judô nas Olimpíadas? Como funciona a pontuação do judô nas Olimpíadas? Quais os nomes dos principais golpes do judô?

Quais as regras do judô nas Olimpíadas?

Existem diversas competições de judô, mas as regras aplicadas nas Olimpíadas são relativamente simples: O objetivo do competidor é dominar ou derrubar o adversário no chão. Se for derrubado de costas, a luta é encerrada.

Quais as categorias do judô nas Olimpíadas?

De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro, existem sete categorias de judô competitivo divididas por pesos. Masculino: 60kg, 66kg, 73kg, 81kg, 90kg, 100kg e acima de 100kg. Feminino: 48kg, 52kg, 57kg, 63kg, 70kg, 78kg e acima de 78kg.

Como funciona a pontuação do judô nas Olimpíadas?

Cada tipo de golpe tem uma classificação diferente. No judô há três tipos de pontuação: ippon, wazari e yuko. Infrações também podem influenciar na pontuação.

O ippon acontece quando o adversário é arremessado com força, velocidade e controle, de modo que caia com as costas perfeitamente no chão ou quando o oponente é imobilizado por 20 segundos. Nesse caso, a luta está encerrada.

O wazari acontece quando um dos elementos do ippon falta no golpe. Por exemplo, se o adversário cai de lado no chão ou quando a imobilização dura de 15 a 19 segundos. Dois wazaris equivalem a um ippon e determinam o fim da luta.

Já o yuko é a pontuação mais baixa. Serve basicamente para acumular vantagem, caso a luta se prolongue até o tempo limite de três minutos cronometrados. Acontece quando o adversário cai de lado ou quando a imobilização dura até 14 segundos.

Quais os nomes dos principais golpes do judô?

O judô é uma técnica centenária, logo possui muitos golpes. Mas os mais praticados nas disputas esportivas são: Osoto Gari, quando o judoca segura a gola e a manga do adversário para derrubá-lo com um varredura de perna. Ouchi Gari, semelhante ao primeiro, mas com uma diferença na angulação da perna. Hasai Goshi, é a aplicação da mesma técnica, só que apoiada nas costas de quem executa. Costuma ter mais impacto e, quando aplicada corretamente, termina em ippon.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos