Qual o time brasileiro com mais títulos? [ATUALIZADO 2021]

·4 min de leitura
Flamengo's captain Diego holds up the trophy as he celebrates with teammates after winning the Brazilian championship despite loosing the final date match against Sao Paulo at Morumbi stadium in Sao Paulo, Brazil, on February 25, 2021. (Photo by NELSON ALMEIDA / AFP) (Photo by NELSON ALMEIDA/AFP via Getty Images)
Jogadores do Flamengo comemoram o título brasileiro de 2020 (NELSON ALMEIDA/AFP via Getty Images)

As discussões entre torcedores sobre qual time é melhor costumam não ter fim e sempre causam polêmica. Uma pergunta que sempre surge nesses debates é sobre qual time brasileiro tem mais títulos. Para tentar responder essa questão, elaboramos um ranking com os maiores campeões do futebol nacional.

O Flamengo tem o maior número de taças de campeonatos nacionais e internacionais, com 19, um acima do São Paulo, considerando apenas os reconhecidos pela Fifa, Conmebol e CBF. Os Rubro-Negros deram esse salto após a passagem do técnico português Jorge Jesus, que conquistou quatro campeonatos em pouco mais de um ano.

Para fazer o top 10 dos brasileiros com mais títulos, consideramos apenas os campeonatos estaduais e os títulos nacionais e interestaduais mais importantes da primeira divisão. O campeão é uma surpresa, então confira a seguir os times brasileiros com a sala de troféus mais cheias.

ABC- RN

O primeiro lugar vem do Rio Grande do Norte e pertence ao ABC. O time potiguar é o maior campeão estadual do Brasil com 56 conquistas. A equipe também detém outro recorde, o de maior número de conquistas consecutivas, foram dez no total, entre os anos de 1932 e 1941.

Flamengo

A segunda colocação é uma disputa acirrada entre três agremiações tradicionais, Flamengo, Inter e Bahia. Mas o Fla subiu após vencer o Brasileirão de 2020. O Rubro-Negro tem 36 estaduais, um interestadual, Torneio Rio-São Paulo, mais os 19 títulos nacionais e internacionais, com destaque para o Mundial de Clubes de 1981 e duas Libertadores, de 1981 e 2019.

Internacional

Os torcedores do Inter não têm do que reclamar, pois já comemoraram todos os campeonatos possíveis. O “campeão de tudo” tem 45 campeonatos gaúchos, bi da Libertadores, Recopa Sul-Americana, Mundial de Clubes, Copa do Brasil e três brasileiros, em um total de 55 títulos.

Bahia

O Tricolor é o maior campeão da Bahia, com 49 estaduais. Além disso, o torcedor do Bahia pode se orgulhar de dois campeonatos brasileiros, de 1959 e 1988, e comemorar três Copas do Nordeste, em 2001, 2002 e 2017.

Cruzeiro

O Cruzeiro tenta se reerguer após ser rebaixado pela primeira vez, em 2019. Mesmo assim, a Raposa é uma das maiores campeãs do Brasil com 54 títulos. Destaque para a Tríplice Coroa, único time brasileiro a conquistar o campeonato estadual, Copa do Brasil e Brasileiro no mesmo ano, em 2003. Falando em Copa do Brasil, nenhum outro clube tem mais troféus do que o Cruzeiro, são seis, além também de ter sido campeão da Libertadores da América de 1997.

Grêmio

A fama de maior time copeiro do Grêmio é justificada pelo grande número de títulos que o Tricolor Gaúcho venceu nesse formato. Foram três Libertadores, cinco Copas do Brasil, 2 Recopas Sul-Americana, uma Supercopa do Brasil, dois brasileiros, além do Mundial de Clubes de 1983. No total, o Grêmio tem 53 títulos com os campeonatos estaduais.

Paysandu

O Paysandu representa a região norte entre os maiores campeões do Brasil. A torcida do “Papão da Curuzu” está acostumada com as vitórias, pois já gritou “é campeão” 52 vezes, sendo que 48 campeonatos paraenses, uma Copa Norte e duas conquistas da Copa Verde.

Atlético-MG

O maior campeão de Minas Gerais é o Galo, com 45 estaduais. O Atlético-MG soma 51 títulos na sua história, com destaque para a Libertadores de 2013, campeonato brasileiro de 1971 e Copa do Brasil, em 2014.

Corinthians

O Corinthians desandou a ganhar títulos no século XXI, entre eles a tão sonhada Libertadores de 2012 e os dois mundiais de clube, de 2000 e 2012. Além disso, o Timão é o maior campeão do estado de São Paulo, com 30 paulistas, heptacampeão brasileiro, três vezes da Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e cinco Torneios Rio-São Paulo, totalizando 50 taças.

Ceará

Fechando o top 10 dos maiores campeões do Brasil vem o Ceará. O Vozão soma 47 títulos, com 45 campeonatos cearenses, além de ser bicampeão da Copa do Nordeste, em 2015 e 2020.

* Atualizado até 31 de março de 2021

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos