Os 10 maiores estádios do Brasil

·4 minuto de leitura
General view of the Maracana stadium taken during the Copa America football tournament group match between Paraguay and Qatar, in Rio de Janeiro, Brazil, on June 16, 2019. - In the country of 'jogo bonito', the Copa America 2019 started with depopulated stands. High prices for a public in crisis, the accumulation of editions of the continental tournament and a World Cup of Russia-2018 that emptied wallets, threaten the event. (Photo by Mauro PIMENTEL / AFP)        (Photo credit should read MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images)
Maracanã segue sendo o maior estádio do Brasil (MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images)

O Brasil já teve o maior estádio do mundo em capacidade, mas hoje nosso maior estádio, o Maracanã, ocupa apenas a 26ª posição entre as arenas com maior capacidade. As reformas para adequações às normas de segurança reduziram em muito o número de torcedores que podem acompanhar uma partida de futebol diretamente das arquibancadas.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Esportes no Google News

Conheça quais são os 10 maiores estádios do Brasil, de acordo com os dados do Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF), que leva em conta a capacidade liberada das arenas para jogos de futebol.

Maracanã

O Maracanã já nasceu grande e desde então é o maior estádio do Brasil em capacidade. Construído para a Copa do Mundo de 1950, o Estádio Mário Filho já recebeu duas finais de Copa do Mundo, viu o milésimo gol de Pelé e outros milhares de de craques que jogavam para multidões que superavam 100 mil pessoas. Hoje, após uma série de reformas e mudanças, o novo Maracanã comporta 78.838 torcedores e continua sendo o maior palco do futebol brasileiro.

Mané Garrincha

O Estádio Nacional de Brasília é o segundo maior em capacidade, 72.788 espectadores. Ele custou R$ 1,7 bilhão e foi o mais caro entre as arenas construídas para a Copa de 2014. Antes da pandemia, o Mané Garrincha costumava receber muitos jogos de equipes de fora, principalmente os times do Rio de Janeiro, que mandavam algumas partidas do Campeonato Brasileiro por lá.

Morumbi

Os são paulinos têm muito orgulho do Morumbi, palco de várias decisões do futebol brasileiro e sul-americano. Assim como o Maracanã, o Cícero Pompeu de Toledo também encolheu com o tempo, mas ainda assim é um gigante que pode abrigar até 66.795 fanáticos.

Arena Castelão

Inaugurado em 1973, o Estádio Governador Plácido Castelo é o maior do nordeste e quarto maior do Brasil, com capacidade para 63.903 pessoas. A Arena Castelão foi uma das sedes da Copa das Confederações de 2013 e da Copa de 2014, quando recebeu seis jogos, entre eles dois da Seleção Brasileira.

Mineirão

O Mineirão é um dos estádios mais tradicionais do Brasil, local de várias decisões históricas e também do maior vexame do futebol brasileiro, a goleada de 7 a 1 que o Brasil sofreu da Alemanha, em 2014. Com capacidade para 61.846 pessoas, o Mineirão faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, uma série de obras situadas ao redor da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

Estádio do Arruda

Esse é um dos gigantes do Brasil que ainda podemos chamar de estádio. Formado por um anel inferior e outro superior, o Estádio José do Rego Maciel pode abrigar 57 mil torcedores. O Mundão do Arruda, como também é conhecido, é a casa do Santa Cruz, uma das torcidas mais fanáticas de todo o nordeste.

Arena do Grêmio

Uma das arenas mais modernas e bonitas do Brasil é a Arena do Grêmio. O local define bem o conceito de arena multiuso, um espaço que pode sediar grandes shows e eventos, além do futebol. Nos dias de jogos do Tricolor Gaúcho, as arquibancadas podem receber 56.500 espectadores de maneira confortável.

Estádio Beira-Rio

O lado vermelho do Rio Grande do Sul também está representado no ranking dos maiores estádios do Brasil. O José Pinheiro Borba tem capacidade para 56 mil pessoas e costuma estar sempre lotado nos jogos do Internacional.

Parque do Sabiá

Localizado em Uberlândia, o estádio Municipal Parque do Sabiá é o segundo maior de Minas e nono do Brasil, com capacidade para 53.350 pessoas. O Parque do Sabiá foi inaugurado em 1982 em jogo que o Brasil venceu a Irlanda por 7 a 0. Outra curiosidade é que o estádio já se chamou João Havelange, mas os casos de corrupção envolvendo a FIFA fizeram com que a cidade retirasse a homenagem ao antigo presidente da entidade.

Arena Fonte Nova

A Arena Fonte Nova fecha o top 10 dos maiores estádios do Brasil com 50.025 lugares. A antiga Fonte Nova foi fechada em 2007 após uma arquibancada desabar, o que causou a morte de sete pessoas. Após o incidente, o estádio teve sua estrutura demolida para dar lugar a uma arena moderna e atender aos padrões exigidos pela FIFA para ser uma das sedes da Copa de 2014.

Siga o Yahoo Esportes no Instagram, Facebook e Twitter

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos