Quem são os maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro? [2021]

·5 minuto de leitura
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - AUGUST 29: Fred of Fluminense celebrates after scoring a goal during a match between Fluminense and Vasco da Gama as part of 2020 Brasileirao Series A at Maracana Stadium on August 29, 2020 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)
Fred é o jogador em atividade que mais marcou gols no Brasileirão (Buda Mendes/Getty Images)

Um dos campeonatos mais disputados do mundo, o Brasileirão também é conhecido por ser um grande exportador de centroavantes para a Europa. Nomes como Rodrygo, Neymar e Gabriel Jesus, que hoje desfilam seu talento no velho continente, brilharam primeiro em solos brasileiros. A disputa pela artilharia histórico do Brasileirão é, assim como o título brasileiro, extremamente disputada.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Esportes no Google News

Para que você possa saciar sua curiosidade e descobrir um pouco mais sobre a história do campeonato, fizemos uma lista com os 15 jogadores que mais balançaram as redes na maior competição nacional. Antes de começar, uma curiosidade: três jogadores da lista jogaram no Santos, e nenhum deles é Pelé ou Neymar!

15) Wellington Paulista – 101 gols em 380 jogos

Wellington Paulista é o mais novo no “clube dos cem”! O centroavante chegou a marca por conta dos bons números atuando por clubes como: Santos, Cruzeiro, Botafogo, Cricíuma, Internacional e, atualmente, o Fortaleza.

14) Kléber Pereira – 102 gols em 195 jogos

Um dos maiores responsáveis por salvar o Santos do rebaixamento em 2008, Kléber Pereira sempre “cheirou a gol”. Com uma excelente média de 0,52 gols por partida, o centroavante surgiu para o futebol brasileiro atuando pelo Athletico Paranaense. Pelo furacão, fez uma dupla letal com Alex Mineiro e ajudou a equipe a conquistar o título do brasileirão de 2001, marcando 17 gols no campeonato.

13) Alecsandro – 105 gols em 323 jogos

Andarilho da bola, o grande Alecgol conseguiu chegar aos três dígitos atuando por oito equipes diferentes ao longo da sua carreira. Com passagens marcantes pelo Internacional e Vasco da Gama, Alecsandro guardou muitas bolas na rede por quase todos os times que passou.

12) Paulo Baier – 108 gols em 405 jogos

Lateral de origem, o eterno Paulo Baier foi avançando de posição conforme os anos passavam em sua carreira. Exímio cobrador de faltas e de pênaltis, foi durante muitos anos o maior artilheiro do brasileirão por pontos corridos. No entanto, perdeu a honra para um outro atleta da nossa lista.

11) Dadá Maravilha – 113 gols em 240 jogos

Um dos maiores ídolos e artilheiros da história do Atlético Mineiro, Dadá também é um dos grandes personagens da competição. Dono de um senso de humor e carisma fora do comum, o atacante, auto intitulado beija flor por conta da sua impulsão e capacidade de “parar no ar”, foi artilheiro do maior campeonato nacional em três ocasiões diferentes.

10) Diego Souza – 116 gols em 435 jogos

Ainda na ativa pelo Grêmio, Diego Souza colecionou gols e momentos memoráveis por diversos clubes ao longo da carreira. Assim como Paulo Baier, começou sua carreira jogando mais atrás, como volante. Com o passar dos anos, foi mudando de posição, até se encontrar como centroavante. Com boa finalização e presença de área, desandou a fazer gols nos últimos anos.

9) Luís Fabiano – 116 gols em 213 jogos

Centroavante da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, o “fabuloso” marcou época jogando pelo Sevilla na Espanha. No entanto, foi atuando pela Ponte Preta e, principalmente São Paulo que Luís Fabiano fez seu nome. Com temperamento explosivo, colecionou confusões e gols atuando no país.

8) Washington – 126 gols em 201 jogos

Com passagens marcantes pelo Athletico Paranaense e Fluminense, o “coração valente” marcou seu nome atuando no país. Pelo furacão, inclusive, bateu o recorde de maior número de gols em uma só edição da competição, ao colocar 34 bolas no fundo das redes. O feito realizado em 2004 não foi batido até hoje.

7) Serginho Chulapa – 127 gols em 184 jogos

Maior artilheiro da história do São Paulo, Serginho Chulapa é também o jogador com a melhor média de gols por jogo nessa lista. Com incríveis 0,69 gols por partida, Serginho ajudou o clube do Morumbi a conquistar o título brasileiro de 1977. Na reta final de carreira atuou pelo Santos, por onde também marcou época.

6) Túlio Maravilha – 129 gols em 240 jogos

O maior andarilho da bola não poderia faltar nessa lista. Tendo passado por mais de 25 clubes na carreira, Túlio viveu sua melhor fase jogando pelo Botafogo. Foi campeão brasileiro e artilheiro da competição atuando pelo time de General Severiano em 1995, gravando seu nome na história do clube.

5) Zico – 135 gols em 249 jogos

Maior artilheiro e ídolo da história do Flamengo, não tinha como o galinho ficar fora dessa lista. Com 587 gols marcado em toda sua carreira, Zico é também o meio campista com mais gols na história do futebol. Pelo Flamengo, foi campeão brasileiro em 1980, 1982, 1983 e 1987.

4) Fred – 150 gols em 307 jogos

Apesar de ter surgido no cenário nacional atuando pelo Cruzeiro, foi pelo Fluminense que Fred viveu seus melhores momentos. Maior artilheiro da história do tricolor carioca, o centroavante também conquistou dois títulos brasileiros pelo clube. É o último jogador ainda em atividade da nossa lista.

3) Edmundo – 153 gols em 316 jogos

Ídolo de Vasco e Palmeiras, o “animal” marcou época jogando no Brasil. Irreverente, provocador e imprevisível com a bola nos pés, Edmundo conquistou três títulos brasileiros – 2 pelo Palmeiras e 1 pelo Vasco. Foi o artilheiro e melhor jogador na conquista do Brasileirão pelo Vasco em 1997, com 29 gols marcados.

2) Romário – 154 gols em 252 jogos

Não poderia faltar um dos maiores artilheiros da história do futebol mundial nessa lista, não é mesmo? Com gols por Vasco, Fluminense e Flamengo, Romário conseguiu chegar ao posto de 2° maior artilheiro do brasileirão. Esse número poderia ter sido bem maior se o gênio da grande área não tivesse passado o auge da sua carreira atuando na Europa.

1) Roberto Dinamite – 190 gols em 326 jogos

O top 3 é completamente dominado por jogadores do Vasco! Maior artilheiro da história do clube carioca com incríveis 708 gols, Dinamite tem larga vantagem para o segundo colocado da lista. Pelo Gigante da Colina, foi campeão brasileiro e artilheiro da competição em 1974.

* Números atualizados até 20 de janeiro de 2021

Siga o Yahoo Esportes no Instagram, Facebook e Twitter

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos