Como consultar as vagas nas escolas públicas?

Redação Notícias
·3 minuto de leitura
Agência Brasil

Com a chegada do ano novo, a procura por informações por matrículas e vagas nas escolas estaduais sempre aumenta bastante. A boa notícia é que para 2021, quem procurar fazer matrícula online para estudo público poderá, em boa parte, fazer esse processo de consulta online, sem necessidade de enfrentar grandes filas e aglomerações em busca de uma vaga na escola.

Como fazer matrícula online em escolas estaduais em SP?

Por conta da pandemia do coronavírus e do risco em promover aglomerações, o Governo do Estado de São Paulo promoveu pela primeira vez matrículas e todo processo de pré-inscrição de forma online em 2020. Para 2021, as inscrições abrem no dia 19 de janeiro. Para efetuar a pré-matrícula, será necessário acessar o site https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login e preencher as informações solicitadas. Será necessário fazer upload dos documentos no mesmo endereço eletrônico. As informações serão verificadas e as matrículas validadas pelas próprias escolas. Através do e-mail fornecido, serão disponibilizados todos os dados para acompanhar a solicitação, e tudo é feito através do site da Secretaria de Educação: https://sed.educacao.sp.gov.br/, onde também é possível tirar dúvidas. O estudante terá sua matrícula disponibilizada em uma unidade escolar próxima a sua residência, com o tipo de ensino e mediante disponibilidade de vaga.

Não há, em São Paulo, um site para consultar quais escolas têm vagas disponíveis, e a alocação será feita através do endereço de inscrição.

Como fazer matrícula online em escolas estaduais no RJ?

Já no Rio de Janeiro, o processo para consultar quais escolas têm vagas disponíveis é bastante simples. É só acessar http://aplicacoes.educacao.rj.gov.br/consultavagas/ e utilizar os filtros disponíveis para encontrar as escolas próximas aos locais de interesse.

No RJ, também há bastante facilidade para fazer a matrícula online. É tudo feito através do site www.matriculafacil.rj.gov.br, e as inscrições para 2021 foram abertas em 4 de dezembro e vão até 22 de dezembro para a primeira lista. Em 25 de janeiro, abrirá novo processo para os candidatos que tiverem perdido o primeiro período de inscrição ou que não tiverem sido alocados. Todo o processo poderá ser acompanhado no mesmo site, com o número de protocolo disponibilizado ao efetivar a inscrição.

Como fazer matrícula online em escolas estaduais em MG?

Vai até o dia 16 de dezembro o prazo para pais ou responsáveis fazerem o cadastro escolar para estudar na rede pública de ensino de Minas Gerais em 2021. O processo de matrícula online é feito através do site https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/app/verificacao, onde será necessário cadastrar um e-mail de contato e disponibilizar diversos documentos e informações para a pré-inscrição. Em caso de dúvidas, há um passo a passo no mesmo site: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/GUIA%20DE%20UTILIZA%C3%87%C3%83O_CADASTRO%20ESCOLAR.pdf. Não há, em MG, um site para consultar quais escolas têm vagas disponíveis, e o encaminhamento dos alunos é feito pelo site de cadastro.