Campeonato Carioca 2021 - Regulamento e data de jogos

Redação Esportes
·4 minuto de leitura

O Campeonato Carioca 2021 está de cara nova. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) definiu um novo formato para este ano, mais simples que as edições anteriores, com destaque para a disputa da Taça Guanabara e para um certo “rebaixamento” da Taça Rio.

O estadual será realizado inicialmente em turno único a partir de 2021, no qual os 12 times participantes se enfrentarão em 11 rodadas, em uma disputa por pontos corridos. Os quatro melhores se classificam para a semifinal, que assim como a decisão será disputada em jogos de ida e volta.

O título da Taça Guanabara vai ficar com o vencedor do primeiro turno. Já os times que terminarem a primeira fase entre a 5ª e a 8ª posições disputam a Taça Rio, simultaneamente às finais, e o campeão será equivalente ao 5º lugar. Ao final da competição, haverá três campeões: o da Taça Guanabara, o da Taça Rio e finalmente o campeão carioca de 2021.

A vaga única da fase preliminar, que define o último participante do estadual neste ano, ainda está em disputa. A equipe do Americano no momento lidera pelo saldo de gols, com três pontos em um jogo disputado, assim como o Nova Iguaçu. A partir de 2022, não haverá mais fase preliminar.

Os clubes que vão participar do Campeonato Carioca 2021, o regulamento da competição, os critérios de desempate, quando começa o campeonato e quando serão as finais do estadual do Rio de Janeiro você confere abaixo:

Quais equipes estão no Campeonato Carioca 2021?

O Campeonato Carioca de 2021 será disputado por 12 equipes, que se enfrentarão em 11 rodadas. São elas: Bangu, Boavista-RJ, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Macaé, Madureira, Portuguesa-RJ, Resende, Vasco e o vencedor da fase preliminar (com previsão de término para 20 de fevereiro).

Com apenas um jogo disputado, a equipe do Americano no momento lidera a fase preliminar da competição, que reuniu os quatro times que ficaram do 12º ao 15º lugar no ano passado (respectivamente Cabofriense, Friburguense, Americano e America), além do campeão e do vice da Série B1 (Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa-RJ).

Qual o regulamento do Campeonato Carioca 2021?

Além da fase preliminar, a edição deste ano está dividida entre Taça Guanabara (primeiro turno), semifinal e final. Dos 12 participantes, os quatro melhores classificados vão para a fase eliminatória, que terá jogos de ida e volta. Já o pior clube será rebaixado para a Série A2 no ano que vem.

O campeão da Taça Rio será decidido entre o 5º e o 8º colocados da primeira fase simultaneamente às disputas de mata-mata, sendo o vencedor considerado o 5º melhor na classificação final, uma vez que os semifinalistas vão ocupar as quatro primeiras posições.

Quais os critérios de desempate do Campeonato Carioca 2021?

Caso duas ou mais equipes empatem na pontuação final, aplicam-se sucessivamente os seguintes critérios de desempate: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols pró, confronto direto (somente entre dois clubes), menor número de cartões amarelos e vermelhos (cada cartão vermelho equivale a três amarelos) e, em caso de empate em todos esses critérios citados, sorteio na sede da FERJ, com dia e horário a serem determinados.

A competição não prevê a vantagem do gol qualificado para a equipe visitante, a famosa “regra do gol fora de casa”.

Quando começa o Campeonato Carioca 2021?

A fase preliminar do Campeonato Carioca 2021 já começou em 16 de janeiro e será encerrada em 20 de fevereiro, com a melhor equipe se classificando para a disputa da Taça Guanabara, isto é, o primeiro turno. Esse turno único tem início no dia 28 de fevereiro.

As partidas da primeira rodada são: Resende x Fluminense, Volta Redonda x Madureira, Botafogo x Boavista-RJ, Macaé x Bangu e Vasco x Portuguesa-RJ. O atual campeão Flamengo ainda não tem seu jogo de estreia oficialmente marcado, pois será diante do clube que se classificar em primeiro na etapa preliminar, ainda em andamento.

Quando começam as finais do Campeonato Carioca 2021?

Os vencedores das semifinais se enfrentarão em duas partidas pela grande final do Campeonato Carioca 2021, mas os jogos da fase eliminatória ainda não têm data definida. O clube que estiver melhor classificado ao final da Taça Guanabara terá direito de escolha do mando de campo, ou seja, se prefere ou não decidir o campeonato jogando em casa.

Havendo empate nos resultados ao final da segunda partida da final – como, por exemplo, uma vitória para cada lado – será considerada vencedora a equipe que obtiver melhor saldo de gols nessas duas partidas, sem gol qualificado para o time visitante. Persistindo o empate, a decisão será nas cobranças de pênaltis, sem prorrogação.