Everaldo Marques resgata memória inusitada da Copa do Mundo: 'Mais antiga que eu tenho da vida'

Everaldo Marques é narrador do Grupo Globo desde o início de 2020 (Foto: Reprodução/Sportv)


O narrador Everaldo Marques será um dos nomes do Grupo Globo para as transmissões da Copa do Mundo do Qatar. Em entrevista ao "Ge", ele falou sobre as primeiras recordações do torneio. Aos 4 anos, ele assistiu ao Mundial de 1982, mas a recordação mais forte não é da eliminação do Brasil, e sim de uma queda sofrida durante o jogo.

+ Veja as camisas de todas as seleções para a Copa do Mundo 202

Enquanto via a família chorando pela tragédia do Sarriá, - o Brasil foi eliminado da Copa pela Itália por 3 a 2 - Evê ia às lágrimas por perder dois dentes.

- Talvez a memória mais antiga que eu tenho da vida é do dia em que o Brasil foi eliminado pela Itália, no Sarriá, em 1982, na Copa da Espanha. Eu não lembro do jogo, mas tenho uma foto que foi tirada naquele dia, quando eu perdi os dois dentes de leite da frente. Eu escorreguei, caí e bati no braço do sofá. Os dentes foram embora. Existe uma foto minha segurando um chocolate sem os dentinhos. Mas eu não lembro só da foto. Eu lembro do tombo, que não foi fotografado. A foto me ativou a memória mesmo. Talvez sem ela eu não lembrasse. E foi no dia da Tragédia do Sarriá. Na verdade, o meu desastre foram os dentes - contou ao Ge.

+ Narração de Everaldo Marques 'casa' de maneira inusitada com imagem e narrador vira meme

Na Copa do Mundo seguinte, apesar de também não ter sido vencida pelo Brasil, Everaldo já pôde guardar memórias mais vívidas e felizes.

- Uma outra lembrança que eu gosto é da primeira Copa que eu vivi bem, que foi a de 1986. Eu ajudei a pintar calçada. A rua em que eu morava ficou decorada com as bandeirinhas de São João, que eram todas verde e amarelas por causa da Copa. Eu lembro muito daquele Mundial e da cena do Maradona erguendo essa taça quando a Argentina foi campeã. A Copa do México foi a primeira que eu vi realmente - relembrou.

A Copa do Mundo do Qatar estreia neste domingo, às 13h, com a partida entre o Equador e a equipe da casa. O Brasil faz seu primeiro jogo no dia 24, às 16h, contra a Sérvia.