EUA não terão atletas da NBA no qualificatório para a Copa do Mundo

Nesta terça-feira, a USA Basketball, entidade que organiza o basquete dos Estados Unidos, fez um anúncio importante em relação à Copa do Mundo da modalidade, que será realizada em 2019, na China.

No qualificatório para a Copa do Mundo, a seleção dos Estados Unidos não terá nenhum jogador que atue na NBA, principal liga de basquete do mundo, mas sim atletas da Liga de Desenvolvimento, que dá acesso à NBA.

Além disso, a USA Basketball ainda anunciou que será formado um Comitê composto de seis membros, que serão responsáveis pelas escolhas dos atletas que representarão os Estados Unidos na competição.

“A Liga de Desenvolvimento da NBA se orgulha de promover aos atletas oportunidades de se desenvolver de competir em um nível elevado. Estamos entusiasmados de trabalhar ao lado da USA Basketball para representar os EUA na qualificação para a Copa do Mundo”, disse o presidente da D-LEague, Malcolm Turner.

A Copa do Mundo, organizada pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), será realizada em 2019, entre 31 de agosto e 15 de setembro, na China, e acontecerá a cada quatro anos. No total, 80 equipes disputarão o qualificatório, sendo que 32 delas se classificarão.

A qualificação se inicia já em 2017, e apenas a China, por ser o país sede, tem vaga garantida. Vale lembrar que o atual campeão olímpico não tem mais a classificação assegurada, como aconteceria anteriormente. Por isso, os Estados Unidos terão que passar pela fase inicial. Além disso, sete times da Copa do Mundo garantirão vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão realizados em 2020.