EUA e Canadá querem jogar Copa América em 2024, mas México é deixado de fora
Estados Unidos e Canadá querem procurar torneios de qualidade, já que não disputarão eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Os países já iniciaram os contatos com a Conmebol para tentar disputar a Copa América de 2024, mas não há notícias de que o México tenha feito um movimento semelhante.
De acordo com a Fox Sports mexicana, fontes da Confederação Sul-Americana afirmaram que as federações canadense e americana pediram que fossem iniciadas as negociações para que participem do torneio como convidados.
Leia também:
Qual os dias e horários dos jogos do Brasil na Copa até a final?
Regras curiosas que os turistas terão que cumprir na Copa do Catar
"Dirigentes importantes da Conmebol, em off, nos disseram que não têm problema em iniciar um diálogo no próximo ano para ter os Estados Unidos e o Canadá como convidados para a Copa América de 2024", revelou o jornalista Ignacio Suárez "El Fantasma" no programa La Última Palabra.
Nenhum dos três países-sede da Copa do Mundo de 2026 jogará as eliminatórias da Concacaf e, portanto, existe a urgência em encontrar competições alternativas, como a Copa América de 2024 ou a Copa da Ásia de 2023.
“Não vai ser fácil, não vai haver eliminatórias e vai ser disputada apenas a Taça Ouro, todos sabemos o nível que tem e vai ser difícil. Espero que seja possível ir jogar a Copa Ásia ou a Copa América. Jogar apenas amistosos nos Estados Unidos não vai nos beneficiar", disse Guillermo Ochoa após a eliminação do México no Catar.
A Copa América costuma ser disputada com suas 10 seleções, como foi na edição de 2021, embora nas edições anteriores tenham tido países convidados. Por exemplo, em 2019, houve duas vagas a mais, por convites a Catar e Japão.